A Playa Girón é uma praia que se distingue de outras pequenas praias de Cuba, pois tem a sua própria areia de coral e água turquesa que cobre maravilhosos recifes. Mas o que a faz única é ter testemunhado ao longo dos anos, a maneira como o povo cubano foi preso em diferentes ataques, até ganharem a batalha.
O 1º ataque ocorreu no início do século XVII por um grupo de piratas, comandado por Drake e outro companheiro. O resultado final foi a decapitação do 2º nas mãos dos vizinhos como retaliação por ter tentado atacar a praia. Deste feito, os cubanos decidiram manter a memória viva ao batizar a praia com o nome do pirata, Girón.
De muito maior repercussão foi o ataque, ocorrido a 17 de Abril de 1961, pelas tropas norte-americanas apoiadas pela CIA e que os cubanos repeliram após 3 dias de luta, decididos a defender a ilha.
Este sucesso passou aos anos da história da Revolução Cubana, que valeu a admiração de muitas pessoas de outras partes do mundo, porque a diferença em termos de número de combatentes e sofisticação de armamento era considerável. As mensagens exibidas pelos cartazes pendurados nas imediações da praia revelam o tremendo orgulho sentido pelos habitantes locais pelo passado que ainda prevalece no presente.
Mais informações:
Localização:
Playa Girón, Matanzas, Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes