Pinar del Río é a capital da província com o mesmo nome, a mais ocidental de toda Cuba. Deve o seu nome ao grande número de enormes pinheiros que irá encontrar desde o momento que entrar na província. Sua proximidade com Havana a torna um dos melhores destinos para começar a descobrir o arquipélago cubano. A província é a que possui as áreas mais protegidas de Cuba, como o Parque Nacional de Viñales ou a Península de Guanahacabibes.
Indice:
Pinar del Río pode parecer simples em comparação com outras grandes cidades de Cuba, mas isso não tira nada de sua beleza. Seus dois edifícios mais emblemáticos são o Teatro José Jacinto Milanés, conhecido como Teatro Milanés, e o Museu de Ciências Naturais Sandalio de Noda.
O primeiro foi construído em estilo neoclássico no início do século XIX e é um dos oito grandes teatros construídos na Cuba colonial. Já o Museu de Ciências Naturais, localizado no Palácio Guasch do início do século XX, abriga uma das coleções mais impressionantes da história da fauna e da flora da ilha.
Outro dos edifícios a não perder é o Palacio de los Matrimonios, um elegante palácio do início do século XX, onde com sorte poderá contemplar um típico casamento cubano.
O Museu Provincial de Pinar del Río, uma bela propriedade de estilo eclético do final do século XIX, fará com que explores a história desta província desde os primeiros momentos.
Um pouco mais longe da cidade podes admirar a produção dos tradicionais charutos de Havana. Pinar del Río é conhecida como a capital do tabaco e não é por menos que nas inúmeras plantações, como a plantação de tabaco de Alejandro Robaina, não só poderás contemplar o processo de fabricação e a forma tradicional de trabalhar dos guajiros, os camponeses cubanos, mas também pode experimentá-los.
Se ousas fazer de tudo, não poderás sair de Pinar del Río sem provar a cachaça típica da cidade de Guayabita del Pinar. É uma cachaça que se mistura com goiaba, então fica mais doce, então se quiser experimentar, divida a garrafa com alguém.
Devido à magnífica posição que ocupa Pinar del Río, é perfeito para descobrir muito da natureza de Cuba.
Se deseja conhecer a fauna e a flora da serra, recomendamos que visite o Parque Nacional de Viñales e deixe-se seduzir pelos mogotes que povoam a paisagem. Também podes descobrir maravilhas da natureza, como a Cueva del Indio ou o magnífico Mural da Pré-história.
Perto de Viñales, podes visitar a Casa del Veguero, uma plantação de tabaco onde podes admirar a maneira tradicional de cultivar este precioso bem cubano. Além disso, para completar a visita, pode-se continuar pela mesma estrada por cerca de 2 quilómetros até chegar ao Mirador los Jazmines, um dos melhores lugares para contemplar os mogotes em seu máximo esplendor.
Um dos locais mais interessantes de se ver é o Palenque de los Cimarrones na Cueva de San Miguel, onde se pode conhecer e aprender mais sobre as péssimas condições que viviam os cimarrones, os escravos que conseguiram fugir.
Se pretendes passar uns dias a relaxar na praia, tens várias opções. Podes ir para Cayo Levisa ou Cayo Jutias. Outra possibilidade, um pouco mais longe, é desfrutar de María la Gorda, um dos melhores pontos de mergulho de Cuba, o recife de coral onde se pode admirar o coral negro, espécie muito difícil de se avistar em outras áreas.
Para chegar a Pinar del Río a melhor opção é viajar desde Havana, pela rodovia leste-oeste. Podes ir de táxi particular ou compartilhado ou de transporte coletivo.
Normalmente, esse trajeto é feito com uma excursão saindo da capital cubana. Porém, se desejas conhecer melhor a região e relaxar nas magníficas praias de Cayo Jutias ou Cayo Levisa, o ideal é passar uma ou duas noites na província.
A melhor opção de hospedagem em Pinar del Río são as casas particulares, onde poderás descobrir o auténtico espírito cubano e o modo de vida mais tradicional.
Claro, a cidade também possui alguns hotéis onde poderás se hospedar, como o Hotel Vueltabajo ou o Hotel Pinar del Río.
Uma excelente época para visitar Pinar del Río é entre os meses de maio e agosto, pois é quando é possível ver animais tão únicos como as tartarugas Guanahacabibes; enquanto os meses de outubro a março são os melhores para ornitologia. Porém, se quiseres aproveitar alguns dias na praia, a melhor época é entre dezembro e março. Se possível, é aconselhável evitar os meses entre agosto e início de outubro, já que essa região é famosa por receber fortes furacões nessa época.
Porém, se desejas conhecer uma festa única em Pinar del Río, é melhor que venhas no início de julho, pois é quando o carnaval é celebrado com desfiles coloridos de carros alegóricos.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes