Trata-se de um complexo de vários edifícios que abrigaram uma fábrica, cuja relevância é mais dada pela sua localização e coincidências do que pela relevância intrínseca na produção industrial.
A fábrica encontra-se na estrada do pântano Zapata. É de paragem obrigatória no caminho desde Jagüey Grande a Playa Girón, na província de Matanzas. É uma das únicas duas fábricas do país que preservam o nome original (1863). Os historiadores locais atribuem a denominação de Australia ao nome do terreno onde foi construída e que provavelmente pertencia a um imigrante australiano ou a um dos seus descendentes.
A fábrica está vinculada a 3 acontecimentos significativos na história de Cuba.
A Central Australia (Central Austrália) foi a 1ª a dar liberdade aos escravos em 1883, 3 anos antes da abolição por toda a ilha, devido a um escândalo político de falsificação do registro de escravos.
Em 1867 foi ordenado um registo de escravos e quando terminou apenas poderiam ser incluídos os nascidos posteriormente de modo a que quem não estivesse registrado devesse ser declarado livre. Os administradores governamentais falsificaram registros usando nomes de escravos falecidos. Quando o escândalo foi descoberto as autoridades decidiram emitir cédulas de liberdade aos escravos da Central Australia.
Durante o levantamento revolucionário, o comandante-chefe Fidel Castro decidiu aparecer na fábrica para validar o poder dos trabalhadores.
Devido à sua localização geográfica, a instalação foi escolhida para radicar a Comandancia de las Fuerzas Armadas Revolucionarias (Comando das Forças Armadas Revolucionárias) durante a presidência do Comandante-chefe Fidel Castro. O Comando estava encarregue de coordenar as ações contra os atacantes da brigada mercenária treinada pelos Estados Unidos.
No início, em 1981, havia um Museo Municipal (Museu Municipal) que colecionava factos da história local dos aborígenes até à atualidade. Tinha 9 salas que representavam várias etapas. Após uma remodelação em 2000 tornou-se o Museo de la Comandancia de las Fuerzas Armadas Revolucionarias (Museu do Comando das Forças Armadas Revolucionárias). Nas suas 5 salas exibe peças, documentos e ferramentas relacionados com o que sucedeu das armas de Abril de 1961.
Mais informações:
Localização:
Central Austrália, Matanzas, Cuba.
Preço de entrada:
1 CUC.
Horário: 09:00 - 17:00 de 3ªfeira a Sábado 08:00 - 12:00 ao Domingo.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes