La Habana Vieja (Havana Velha), declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1982, é o centro histórico da cidade de Havana, formado a partir do porto e o centro oficial, a Plaza de Armas (Praça de Armas). Nela encontrarás todo tipo de monumentos pintorescos, fortalezas, igrejas, palácios, etc. A cidade está repleta de autênticas jóias arquitetônicas de diversas épocas e oferece uma das coleções de edificações urbanísticas mais completas de toda a América. Só esta área da cidade abriga cerca de mil edifícios de importância histórica com vários exemplos de arquitetura distinta que vão do barroco à Art Déco.
Diferente das típicas cidades coloniais, Havana se desenvolveu não a partir de uma, mas sobre quatro praças principais: a Plaza de Armas (Praça de Armas), que era o centro militar e defensivo por ter uma fortaleza e um grande pátio usado para desfiles militares; a Plaza de la Catedral (Praça da Catedral), que com sua catedral era utilizada como centro religioso; a Plaza Vieja (Praça Velha), supõe-se que era o eixo comercial por abrigar um importante mercado; e a Plaza de San Francisco de Asís (Praça de São Francisco de Assis), que era o principal ponto de exportação e importação com um porto onde os barcos espanhóis atracavam.
Para chegar à cidade de Havana, a melhor opção é pelo Aeroporto Internacional José Martí, a poucos quilómetros da cidade. Passear por suas ruas é uma das melhores maneiras de conhecer o lugar, e nos coloridos boulevards de La Habana Vieja não poderia ser diferente. Com a brisa fresca do mar ao fundo e as alamedas sombreadas, o sol caribenho não será um impedimento para desfrutar dos lugares maravilhosos que o centro histórico de Havana tem a oferecer-te, ao som dos ritmos latinos que ressoam em cada esquina.
Índice da página:
A cidade de Havana foi fundada em 1519 por Diego Velázquez. É por esta razão, que tem uma riqueza patrimonial e cultural muito ampla, este é o caso do Centro Histórico de Havana, conhecido como La Habana Vieja (Havana Velha).
Diferente de outras grandes cidades, Havana nasceu em torno de quatro praças principais que compõem um percurso maravilhoso. A riqueza cultural de Cuba, presente em todas as ruas da cidade, assim como o calor de sua gente, fazem dos passeios pelo centro histórico uma experiência encantadora.
De frente para a baía de Havana, com a brisa fresca do mar e o murmúrio da música latina que ressoa nas ruas da cidade, mergulharás em um mundo de paz e alegria, que fará de sua viagem a Havana uma experiência inesquecível. Andar pelas ruas da cidade de Havana é a melhor maneira de aprender sobre a vida tradicional cubana.
A Plaza de la Catedral (Praça da Catedral) é uma das quatro praças principais de La Habana Vieja. Nela está a Catedral de San Cristóbal de La Habana (Catedral de São Cristóvão de Havana), um dos monumentos arquitetônicos mais imponentes de Cuba e um dos melhores exemplos do barroco cubano. Esta praça é ladeada por outros locais de grande interesse cultural, que vão moldando um ambiente repleto de vida e cor.
O Palacio del Marqués de Águas Claras (Palácio do Marquês de Águas Claras) e o Palácio del Conde de Lombillo (Palácio do Conde de Lombillo), assim como o Museo de Arte Colonial (Museu de Arte Colonial), são outros lugares onde poderás descobrir tudo o que La Habana Vieja tem a oferecer. Também não deves deixar de conhecer a Bodeguita del Medio, uma das melhores opções gastronómicas de La Habana Vieja e de Cuba. É o restaurante mais famoso da cidade, visitado por muitas personalidades e celebridades, oferece um maravilhoso menu de comida crioula e alguns mojitos (coquetel à base de rum branco) requintados que não podes deixar de provar.
Na Calle O'Reilly (Rua O'Reilly), a tradição colonial do casario antigo se confunde com outras construções mais modernas que abrigam diferentes opções culturais, gastronômicas e comerciais. Começando na esquina com a Avenida de Bélgica, logo encontramos a Galeria Comercial Harris Brothers. Junto à esquina com a Rua Aguacate está a Igreja e Convento de Santa Teresa. No extremo leste de O'Reilly está a Puerta de O`Reilly, onde foi construído, em 1827, o Templete, um pequeno templo dórico neoclássico que imita a arquitetura de um Templo Greco-romano. Além disso, também podemos encontrar o Palacio de los Capitanes Generales (Palácio dos Capitães Gerais) e o Palacio del Segundo Cabo (Palácio do Cabo Segundo). Estas são apenas uma pequena amostra de tudo o que a magnífica Calle O'Reilly pode te oferecer.
Na direção do mar, perto da Plaza de Armas (Praça de Armas), está o Castillo de la Real Fuerza (Castelo da Força Real), um dos castelos mais imponentes de Cuba, um exemplo perfeito da arquitetura militar colonial. Foi construído pelo Império Espanhol quando eles dominavam as águas do Caribe e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. No seu interior abriga o Museo de la Navegación (Museu da Navegação) e a Torre de la Espera (Torre da Espera), cuja história conta uma bela lenda que deverás descobrir na sua viagem a La Habana Vieja.
Na Calle Obispo (Rua Obispo), perto da Praça de Armas, está o Museo Nacional de Historia Natural de Cuba (Museu Nacional de História Natural de Cuba), o lugar perfeito para aprender sobre a história da evolução natural de Cuba. Aqui são coletadas amostras permanentes e transitórias da vida em Cuba. Possui um grande número de peças dedicadas à fauna, flora, terra e vida. Além disso, Obispo, é uma rua de pedestres, e abriga inúmeros restaurantes, venda de artesanato, antigas farmácias e uma miríade de edifícios maravilhosos que destacam a mais pitoresca La Habana Vieja. Esta é sem dúvida uma das ruas mais impressionantes de Havana e um ponto obrigatório na sua viagem.
Para chegar à Plaza de San Francisco de Asís (Praça de São Francisco de Assis), uma das melhores opções é continuar pela Calle Mercaderes (Rua Mercaderes) até a esquina com a Rua Amargura. A Rua Mercaderes é uma réplica exata e totalmente restaurada da antiga rua do século XVIII. É uma das ruas mais importantes de Habana Vieja, começa na Catedral de Havana e se estende até a costa. Em Mercaderes, um grande número de lugares estão concentrados para visitar e desfrutar. Entre outros, destacam-se o Museo Casa del Chocolate (Museu Casa do Chocolate), o Museo del Tabaco (Museu do Tabaco, o Museo Casa Simón Bolívar (Museu Casa Simón Bolívar), a Casa de la Obra Pía e, acima de tudo, o Museo Maqueta de La Habana Vieja (Museu da Maquete da Havana Velha).
Este é um dos locais mais recomendados para visitar no Centro Histórico da cidade, onde poderás ver uma reprodução exata de La Habana Vieja. Foi inaugurado em 1999 e é atualizado periodicamente para que o modelo continue sendo um verdadeiro reflexo da realidade da cidade. A capital de Cuba em miniatura e ao seu alcance, tornará sua viagem inesquecível.
Caso não tenha muito tempo para desfrutar de La Habana Vieja, aqui estão os lugares que não podes perder para que sua visita seja inesquecível.
La Habana Vieja é conhecida por suas belas ruas e praças, nas quais a música ea dança são as protagonistas. Deixar-se levar e sentir-se mais um havanês, é uma experiência incomparável. São quatro as praças principais, a Plaza de Armas (Praça de Armas), onde se encontra uma feira de artesanato cubano, o Museo de la Ciudad (Museu da Cidade), o Museo de la Navegación (Museu da Navegação) e o Castillo de la Real Fuerza (Castelo da Força Real); a Plaza de la Catedral (Praça da Catedral), onde além da espetacular catedral barroca de San Cristóbal de La Habana (São Cristóvão de Havana) se pode admirar o Palacio del Marqués de Águas Claras (Palácio do Marquês de Águas Claras), o Palacio de los Condes de Casa Bayona (Palácio dos Condes de Casa Bayona) e o Palacio del Marqués de Arcos (Palácio do Marquês de Arcos); A Plaza Vieja (Praça Velha), uma praça espetacular fiel ao estilo do século XIX que foi restaurada pelo Escritório do Historiador de Havana e onde se encontra o Planetário de Havana; e a Plaza de San Francisco de Asís (Praça de São Francisco de Assis), em estilo colonial e dominada pelo convento que lhe dá o nome, atualmente é um museu de arte sacra.
Uma das melhores ruas para passear é a Rua Mercaderes, onde se encontra o Museo Maqueta de La Habana Vieja (Museu da Maquete da Havana Velha), uma reprodução fiel do centro histórico da cidade que se atualiza periodicamente. Poder ver a cidade de uma perspectiva totalmente diferente tornará sua visita ainda mais enriquecedora. Também podes ver a Casa de la Obra Pía, um museu onde aprenderás sobre o estilo de vida da aristocracia de Havana ou o Museo Casa del Chocolate (Museu Casa do Chocolate), onde podes descobrir muito mais sobre esta iguaria. Também se encontra o Museo del Tabaco (Museu do Tabaco), produto que continua a ser a chave do desenvolvimento de Cuba hoje.
Outra das ruas mais movimentadas é a Rua Obispo, uma das mais antigas e longas de Havana. Nela podes desfrutar de muitos bares e restaurantes onde comer e, além disso, de espaços como o Museo Numismático (Museu da Numismática) ou o Museo de Pintura Mural (Museu da Pintura Mural).
Se gostas de rum, reserve um espaço durante sua visita para aprender mais sobre este licor internacionalmente conhecido no Museo del Ron Havana Club (Museu do Rum Havana Club). Para encerrar o dia nada melhor do que tomar um mojito (coquetel à base de rum branco) fresco na Bodeguita del Medio, onde figuras ilustres como Ernest Hemingway, Salvador Allende ou Pablo Neruda já desfrutavam de seus encantos. Em La Habana Vieja, o nome de Hemingway é muito famoso, mas sua frase famosa é ainda mais, '' Meu mojito na Bodeguita, meu daiquirí em El Floridita'' e o Bar El Floridita, é outro lugar que não podes perder em sua visita à Havana Velha, onde poderás desfrutar de música ao vivo, um ambiente típico cubano com ritmos latinos e os maravilhosos Daiquiris (coquetel feito com rum, suco de lima, e açúcar ou xarope), que ainda hoje, seguem a receita tradicional.
Se gostas de passeios culturais, La Habana Vieja também tem muito a lhe oferecer. A música predomina em todos os cantos e praças. Por toda La Habana Vieja podes desfrutar de uma infinidade de ritmos latinos, o que dá à cidade uma atmosfera e um espírito únicos.
Para os amantes da literatura e das antiguidades encontramos a Feria de Publicacones y Curiosidades (Feira de Publicações e Curiosidades), um local encantador onde, diariamente, são vendidas amostras de livros, peças antigas e artigos diversos de outros lugares e épocas. É um mercado ao ar livre localizado na rua Baratillo que certamente lhe trará agradáveis surpresas.
La Habana Vieja oferece um grande número de atividades. Uma tradição que não podes perder se estiver na capital de Cuba é a Ceremonia del Cañonazo (Cerimônia de tiro de Canhão). Isso começou há vários séculos, quando para proteger a cidade dos ataques inimigos as portas foram fechadas ao entardecer, anunciando-o com um tiro de canhão. As armas com as quais disparam são lindamente decoradas e têm seus próprios nomes. Todos os dias, às 21h, essa curiosa tradição acontece no Parque do Morro Cabaña, do outro lado da baía.
Outro local que não podes deixar de conhecer é a Bodeguita del Medio, com certeza o restaurante mais conhecido da região. Personalidades de todas os setores passaram por este lugar, deixando sua assinatura nas paredes. É o local ideal para experimentar o autêntico mojito cubano (coquetel à base de rum branco).
Um espaço onde reina o coquetel, no caso o daiquiri (coquetel feito com rum, suco de lima, e açúcar ou xarope), é no El Floridita. Listado como o melhor lugar para experimentar esta deliciosa preparação pela Academia Norte-americana de Ciências Gastronômicas. Figuras famosas como Ernest Hemingway já passaram por suas mesas.
Passear pelas ruas e praças do centro histórico, como a Plaza de la Catedral (Praça da Catedral) ou a Calle Mercaderes (Rua Mercaderes), é a melhor maneira de conhecer esta bela cidade e seu incrível centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
Se o que queres é curtir a noite, o melhor é ir à Plaza Vieja (Praça Velha) e à Calle Obispo (Rua Obispo), lá encontras os melhores lugares.
Porém, se quiser viver uma experiência única, o melhor é que vá durante o Festival Internacional de La Habana Vieja: Cidade em Movimento, que ocorre no início de abril. É um festival de dança que visa aproximar a dança do grande público e incentivar a população a praticá-la. O mais marcante é que é comemorado nas ruas da cidade, tornando-se uma experiência única.
Em Habana Vieja, uma das melhores opções para se hospedar, como em outras áreas de Cuba, são as casas particulares. Se optar por esta experiência, poderá conhecer em primeira mão todos os segredos que a cidade tem para oferecer.
Claro, se preferires ficar em um hotel, também existem inúmeras opções. O Hotel Inglaterra, um belo hotel de fachada neoclássica e interior colonial declarado Monumento Nacional; o Hotel Plaza, um hotel do início do século XX mas que foi remodelado para lhe dar um toque de modernidade sem perder o encanto que o caracteriza; o Hotel Iberostar Grand Packard, um hotel de luxo com uma incrível piscina panorâmica; ou o Gran Hotel Manzana Kempinski, um hotel cinco estrelas no coração da cidade, originalmente as primeiras galerias comerciais da cidade; o Hotel Ambos Mundos, um hotel com cem anos de história bem no centro e onde podes visitar o quarto onde se hospedou Ernest Hemingway são alguns dos melhores que podes encontrar; o Hotel Santa Isabel de la Habana, um hotel localizado em um antigo palácio com terraço panorâmico; O Hotel Mercure Sevilla Havane, construído em estilo neo-árabe, é um dos hotéis mais famosos de Havana; e o Iberostar Parque Central, um hotel com dois edifícios, um moderno e outro clássico, ligados por uma bela galeria.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes