Turismo em Cuba
Organização de agências cubanas
A ilha de Cuba, banhada pelo incomparável Mar das Caraíbas, destaca-se dos restantes países que compõem a América insular devido aos magníficos recantos naturais que esconde e que juntamente com o caráter inconfundível do povo, tornam-na um autêntico lugar de sonho. Assim, praias inigualáveis, parques naturais de conto de fadas e aldeias encantadoras são algumas das maravilhosas opções que terá a oportunidade de descobrir no turismo em Cuba.
Cuba, ao contrário dos restantes países do mundo, é a única que apresenta as características necessárias para desenvolvimento sustentável. Combina também o facto de estar em vias de desenvolvimento ecológico, como demonstra nas Plantações de Açúcar, café e tabaco, do qual a província de Pinar del Río é o melhor exemplo com as infindáveis áreas protegidas. Tudo isso, em conjunto com a indústria farmacêutica e mão de obra qualificada que exporta, são as principais fontes de receita deste país.
A capital, Havana, com o excecional centro histórico, personalidade revolucionária latente e incrível oferta cultural, convida a percorrer os inúmeros pontos de interesse ao ritmo do inconfundível son cubano e cuja máxima expressão se encontra no famoso Malecón.
Desta forma, pode conhecer as emblemáticas zonas: Habana Vieja, com o significativo porto; Parque Histórico Militar de Morro Cabaña; o interessante Museo de la Ciudad (Museu da Cidade); Museo de Arte Colonial (Museu de Arte Colonial) e Museo del Ron (Museu do Rum); Plaza de Armas (Praça de Armas); Catedral de San Cristóbal de La Habana (Catedral de São Cristóvão de Havana); Edifício Bacardí; Monasterio de San Francisco de Asís (Mosteiro de São Francisco de Asís) e Castillo de la Real Fuerza (Castelo da Real Força), entre outros; Vedado e Centro Habana, onde pode desfrutar a atmosfera inconfundível da Plaza de la Revolución (Praça da Revolução) com o Mural de Che e o Memorial José Martí; Capitólio Nacional de Cuba; Museo de la Revolución (Museu da Revolução); Museo Nacional de Bellas Artes (Museu Nacional de Belas Artes); e o Castillo de San Salvador de La Punta.
Também pode aproveitar a oportunidade de saborear os típicos mojitos e a variada gastronomia ou apreciar o peculiar modo de vida do Barrio Chino (Bairro Chinês).
Por outro lado, as praias espetaculares são uma das principais atrações de Cuba. Representam lugares bem conhecidos como Varadero na bela província de Matanzas, com os 22 km de litoral emoldurados por uma vegetação frondosa e quente água cristalina onde se localiza a Playa de Varadero (Praia de Varadero) e a Playa Azul (Praia Azul), cercadas por complexos hoteleiros que as tornam um pequeno Miami. Da mesma forma, o Cayo Santa María e a bela praia de Mayabeque serão alguns dos seus destinos favoritos, se lhe atrai o turismo de sol e praia, como é o caso de Ciego de Ávila, pois possui 2 famosos centros turísticos: Cayo Coco e Cayo Guillermo.
No entanto, esta ilha contém uma história vibrante que começou em Baracoa, a cidade mais antiga de Cuba com incríveis praias, montanhas e 1 dos melhores parques nacionais do país, o Parque Nacional Alejandro de Humboldt. Por sua vez, a faceta mais combatente e revolucionária demonstra-se em cidades como Santiago de Cuba, com espaços tão importantes como o Museu de Ambiente Histórico Cubano ao lado do simbólico Parque Céspedes e muito perto da Catedral de Nuestra Señora de la Asunción (Catedral de Nossa Senhora da Assunção). Também províncias como Villa Clara onde ocorreu a Revolução Cubana, onde se encontra a bela localidade de Remedios, bem como a frequentada Santa Clara e o estratégico Caibarién.
Além disso, em Cuba localizam-se pitorescos recantos que fazem lembrar destinos europeus como acontece com a cidade náutica de Cienfuegos, o melhor lugar para admirar arquitetura colonial passeando pelas ruas, entre as quais verá por exemplo, o Parque José Martí e o Paseo del Prado (Passeio do Prado), cujo nos arredores encontrará um pequeno paraíso natural na Laguna Guanaroca (Lagoa de Guanaroca), no Jardín Botánico de Cienfuegos (Jardim Botânico de Cienfuegos) e no enclave natural de El Nicho. Sancti Spíritus também é uma visita obrigatória, se quer conhecer profundamente a beleza dos vários estilos de construções do país das Caraíbas e origens do povo, pois abriga as 7 primeiras vilas que Diego Velázquez fundou e que Trinidad lidera pelo valor do conjunto arquitetónico declarado Património da Humanidade pela UNESCO, junto ao Valle de los Ingenios. Além disso, possui alguns dos sítios naturais mais apreciados como o Parque Nacional de Topes de Collantes, Escambray, Cayo Blanco, Salto del Caburní ou o Parque Nacional de Caguanes.
Por outro lado, se prefere desfrutar de todas as oportunidades oferecidas pela ilha, numa atmosfera tranquila longe das grandes massas de turistas e em família, deve marcar na sua lista de lugares a visitar Isla de la Juventud a sul, onde combinam as fascinantes praias de água transparente como Playa Paraíso, a natureza mais extrema como Jungla Jones (Selva Jones) ou a Reserva Ecológica Los Indios e a cultura da capital Nueva Gerona.
Portanto, Cuba alberga todo o tipo de lugares adaptados a qualquer perfil desejoso de conhecer em 1ª mão como é este belo país, percorrendo as praias paradisíacas e pura natureza, enquanto conhece a cultura particular e história revolucionária.
Se esta é a 1ª vez que passa férias em Cuba, recomendamos que leia com atenção a secção viajar por Cuba, onde pode informar-se sobre costumes mais enraizados, turismo, clima e informação necessária para desfrutar de uma viagem inesquecível.
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes