Cayo Coco é o quarto maior ilhote de Cuba e um de seus principais destinos turísticos. Está localizado na província de Ciego de Ávila, no arquipélago de Sabana-Camagüey, também conhecido como Jardines del Rey.
Cayo Coco é concebido como um parque natural turístico e concentra a sua urbanização ao norte, preservando o resto do território no seu estado natural, pelo que irá corresponder às suas expectativas quer seja um amante da natureza mais pura ou se procura recuperar forças à beira do mar.
A primeira pessoa a chegar ao Cayo Coco foi o corsário francês Jacques de Sores, após seus ataques a Havana e Porto Príncipe. Mais tarde, em 1752, ele foi seguido pelo primeiro proprietário de terras da ilha, um espanhol chamado Santiago Agüero Castañeda. Entre 1927 e 1955, cerca de 600 pessoas tentaram viver da produção de carvão vegetal como combustível doméstico, mas após a Revolução, o setor perdeu o sentido devido ao uso da energia elétrica. Em 1988, Cayo Coco foi ligada à ilha principal por Pedraplén, uma estrada construída sobre o mar.
Índice da página:
A principal atração deste ilhéu são suas belas praias de areia fina e águas cristalinas, das quais as mais espetaculares são a Playa las Coloradas, a Playa Larga e a Playa Flamencos.
Playa Larga (Praia Longa) é a praia mais conhecida desta zona e é ideal para desfrutar de um relaxante banho ou descanso. Tem uma extensão de 2,5 quilómetros e oferece vistas espetaculares.
Playa Flamencos (Praia Flamingos) é também uma praia muito bonita e charmosa. Nele é possível caminhar cerca de 200 metros mar adentro e ficar em pé, por isso às vezes é repleta dos belos flamingos rosa que lhe dão o nome.
Playa Las Coloradas (Praia Las Coloradas) É uma praia paradisíaca de águas calmas e turquesa.
Playa Pilar (Praia Pilar) está localizada no cayo vizinho Cayo Guillermo, que definitivamente vale a pena visitar. Com dunas de até 18m de altura, essa incrível praia preservada vai te deixar sem palavras.
Em todos eles pode-se esperar uma espetacular diversidade da fauna marinha. De peixes coloridos e estrelas do mar a golfinhos brincalhões que não terão escrúpulos em vir à praia para pular e se divertir. Todos eles são inofensivos, permitindo assim a magnífica observação destas belas espécies e sendo um passeio adequado para toda a família.
Seu fundo marinho é a maior atração que você poderá descobrir em seu caminho por este incrível cayo. Realizar um mergulho ou snorkel é uma experiência inesquecível graças ao seu exótico recife de coral e sua incrível variedade de peixes coloridos. Além disso, o cayo possui um centro de mergulho, onde irão auxiliá-lo com o material e um guia. Com vários locais de mergulho, Cayo Coco é um dos locais mais reconhecidos no mundo para o mergulho. Cavernas subaquáticas, fauna espetacular, recifes de coral e muito mais nas profundezas deste maravilhoso recanto do Atlântico tropical.
Cayo Coco é destino perfeito para o turismo de natureza e turismo de bem-estar; mas também oferece inúmeras instalações para todos os tipos de desporto. Além disso, aqui é possível realizar inúmeras atividades, entre as quais se destacam os passeios de catamarã, que são uma bela experiência tanto para quem busca uma aventura no mergulho com snorkel em seus recifes de coral, quanto para quem prefere um passeio tranquilo desfrutando de suas belas paisagens naturais.
Cayo Coco destaca-se pelo seu caráter natural e por isso devemos mencionar o Parque Natural de Bagá. Com quase 13 hectares este lindo lugar está repleto de biodiversidade que pode ser observada como flamingos e tartarugas.
Além disso, poderá fazer a excursão Boat adventure, uma aventura de barco, onde te permitirão dirigir em barcos motorizados pelos canais ao sul de Cayo Coco e nas proximidades de Cayo Guillermo.
Para os mais desportistas existe uma aventura de pura adrenalina: o Rocarena Climbing Center (Centro de Escalada Rocarena). Uma parede de escalada moderna. A estrutura de escalada é um hexágono de 13 m com diferentes níveis para os mais experientes ou iniciantes. Sem dúvida, uma opção a ter em conta durante a sua visita a Cayo Coco.
Se te surpreendes com os golfinhos, poderás ter uma experiência inesquecível tomando banho e brincando com eles no Delfinario Cayo Coco (aquário para golfinhos). Nestas instalações anexas à marina poderá realizar o seu sonho de nadar com golfinhos. Além disso, há um restaurante próximo ao delfinário para completar o passeio perfeito.
Para acessar o cayo desde Havana pode-se fazer um traslado rodoviário, com duração aproximada de 7 horas, ou pegar um vôo do Aeroporto Internacional José Martí para o Aeroporto Internacional Jardines del Rey, principal aeroporto da região. que também recebe alguns voos diretos do exterior.
Pode parecer complexo, mas sem dúvida tudo isso vale muito a pena, pois seus cayos são um dos atrativos mais poderosos de Cuba, por isso não é de se estranhar que algumas de suas praias sejam consideradas entre as mais bonitas do mundo.
Para tornar a viagem uma viagem mais agradável, passar a noite na cidade de Trinidad por alguns dias também é uma opção a valorizar.
É uma opção muito boa devido à atratividade da cidade. Seu centro histórico foi reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO e vale a pena ser visitado. Além disso, uma questão a ter em conta é que no mês de junho acontecem muitos desfiles com carros alegóricos e jogos por várias festas da padroeira.
Se passares mais de uma noite em Trinidad, terás tempo para fazer alguma outra excursão ou atividade como uma visita a Cienfuegos, uma cidade vizinha, o grande e belo Parque Natural Topes de Collantes com vistas impressionantes ou as famosas cascatas El Nicho. De lá é mais fácil chegar ao cayo e sofre menos com as distâncias desde Havana.
Quanto ao alojamento, neste cayo apenas se encontram hotéis resort com tudo incluído. Esse é também o caso de outros cayos, como por exemplo Cayo Guillermo ou Cayo Santa María. Esses resorts à beira-mar com tudo incluído oferecem várias atividades com toda a garantia e vários serviços de primeira linha.
Você tem várias opções da conhecida rede de hotéis Meliá, como os hotéis Tryp Cayo Coco e Meliá Jardines del Rey. Muitos outros resorts à beira-mar, como os hotéis. Pullman Cayo Coco ou Sol Cayo Coco. Se gostas de hotéis de experiência, também tem uma variedade de hotéis 5 estrelas com milhares de serviços como Memories Flamenco e Pullman Cayo Coco.
Por seu caráter exclusivo e acessibilidade, Cayo Coco pode servir como destino para diversos tipos de turistas. Quem busca se desconectar e relaxar está no destino certo, enquanto quem busca fazer mais turismo cultural em Cuba não deve perder este cayo, ainda que por menos dias.
Por ser um pouco complicado chegar lá, o viajante pode contratar pacotes de viagens que incluem vários destinos dentro de Cuba, encerrando a viagem neste paraíso único para descansar também do turismo cultural. Assim, é comum combinar Havana e Cayo Coco em uma viagem de 8 noites com transporte e hotéis organizados, além de outros destinos como Viñales, Trinidad, Cienfuegos e muitos outros.
Para saber mais sobre pacotes de viagens, você pode entrar em contato com nossa agência cubana especializada que irá preparar uma viagem sob medida para você.
Mais informação:
Localização:
Jardines del Rey, Morón, Ciego de Ávila - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes