Matanzas localiza-se na região ocidental de Cuba, é a 2ª maior província de Cuba seguida de Havana e uma das que mais contribuiu para o desenvolvimento económico da ilha. Com exceção das terras altas do noroeste e centro da província toda a superfície de Matanzas é plana. Esta área conta também com um clima tropical durante quase todo o ano e atrai muitos turistas que procuram sol e praia, já que Matanzas tem uma das pérolas mais preciosas de Cuba, Varadero.
Matanzas esconde tesouros em todos os cantos e não são apenas as praias que merecem visita. Primeiro, é uma zona de contrastes e o viajante de olho experiente não pode deixar de se admirar a beleza deste lugar. Sob a magnífica luz do sol das Caraíbas pode observar melhor a gama cromática de verdes, a variedade de cores de mais de 920 flores e as nuances dos numerosos peixes que vivem nesta costa de água quente. Desta surpreendente combinação de tons surge uma província que, se houvesse primavera nos trópicos, poderia exemplificar uma primavera tropical.
Economicamente, Matanzas destacou-se em quase todos os setores e deu lucros a Cuba desenvolvendo todo o tipo de atividades: energética, industrial, pecuária, agricultura, entre outros. Matanzas destacou-se especialmente no setor portuário e no cultivo de cana-de-açúcar. Quando este último setor começou a ser implantado foi importado um enorme número de escravos, o maior de toda a ilha.
A mistura de brancos e negros deixou a sua herança em Matanzas. Não só as atuais características físicas dos habitantes locais mas também o calor de África. Do som dos tambores nasceu em Matanzas a rumba, a 1ª dança nacional de Cuba. Mesmo nos nossos dias ainda é uma dança muito popular e o Festival Rumbero que acontece anualmente no Teatro Sauto, na capital da província, é um dos espetáculos mais importantes em Matanzas.
A jóia de Matanzas, que maior fama traz para a província, é a brilhante cidade de Varadero com a sua interminável extensão de praias, as suas esmagadoras cadeias hoteleiras e o seu luxuoso estilo de vida.
No entanto, se prefere algo mais autêntico que reflete de maneira mais fiel a sociedade e sentir o sabor cubano original, a cidade de Matanzas é uma boa opção, com os seus decadentes mas encantadores edifícios coloniais neoclássicos. Igrejas católicas, um teatro e vários museus são alguns exemplos dessas construções.
A Ciénaga de Zapata (Pântano de Zapata) fará as delícias dos mais aventureiros, porque é uma zona húmida praticamente inexplorada coberta de uma densa vegetação, povoada por aves e outros animais muito interessantes.
Do ponto de vista cultural, Matanzas é uma das zonas mais ricas de Cuba. Contém uma grande quantidade de museus que ilustram os temas mais variados e não deve sair sem os visitar. Exemplo disso, é o muito interessante Museo Farmacéutico (Museu Farmacêutico) o único do seu estilo na América, o Museo Histórico Provincial e o emocionante Museo de la Ruta del Esclavo (Museu da Rota dos Escravos).
Historicamente Matanzas foi peça chave na defesa da ilha durante a Revolução Cubana, porque na Praia Girón, na costa sul da província, ocorreu a 1ª de muitas derrotas do exército dos EUA pelas mãos do povo cubano. A região sofreu ataques anteriores ao longo da história mas estava muito bem preparada para o que estava para vir, depressa se organizou e planeou um contra-ataque. Se visitar a província de Matanzas, aproveite a oportunidade de visitar um dos vários museus em a guerra e a revolução deixaram seu legado.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes