Santa Clara, capital da província de Villa Clara, é uma parada obrigatória em seu caminho por esta região do centro de Cuba. A cidade foi fundada em 1689 por várias famílias que são lembradas em um monumento formado por colunas localizado na praça da Iglesia del Carmen (Igreja de Carmen). Em 1692 cresceu rapidamente após um incêndio colossal que esvaziou as ruas dos Remedios, fazendo com que a população se mudasse para Santa Clara.
Teve uma participação muito destacada nas lutas pela independência, na guerra dos Diez Años (Dez Anos) e na Revolução Cubana. No contexto deste último, a Batalla de Santa Clara (Batalha), quando a capital provincial foi tomada militarmente pelo comandante Ernesto Che Guevara, em dezembro de 1958. Ao longo de sua história de guerras e guerrilhas, esta cidade ficou conhecida pelo apelido de “Ciudad Liberal” (Cidade Liberal). Santa Clara é pura história, e no caso de Cuba isto se traduz em história revolucionária. Poderás encontrar aqui o Mausoleo del Che Guevara (Mausoléu Che Guevara), construído em homenagem à guerrilha e ao Museo del Tren Blindado (Museu ao Trem Blindado), onde poderás ver o autêntico trem que os rebeldes tomaram. Definitivamente, Santa Clara é uma cidade de imprescindível visita por tudo o que representa. Se pretendes ir ao Cayo Santa María, a “Ciudad Liberal” é parada obrigatória e um ponto chave de Cuba.
Indice:
Andar pelas ruas desta cidade é como viajar por um livro de história por tudo o que ela representa. Se andares pela cidade com certeza irás conhecer o Parque Leoncio Vidal, lugar de uma multidão de protestos de todos os tipos. Além de sua história revolucionária, Santa Clara se destaca por belos edifícios como o Palácio Provincial, a Biblioteca José Martí e o Teatro La Caridad.
A famosa cidade do Che não é apenas popular por seus monumentos, mas também por sua vitalidade. Esta cidade esconde uma energia que abarca parte da vida noturna mais eletrizante fora de Havana. É a sede da segunda universidade mais prestigiada do país, o que lhe confere um ambiente acadêmico e uma autoconfiança juvenil que nos faz imaginar de tudo, desde uma mistura de música, teatro e dança feitas em Cuba para os cubanos, a concertos improvisados, espectáculos de drags e heavy metal.
Além disso, possui diversas opções de descanso e lazer mais informais como o Zoológico El Bosque, um curioso zoológico que mescla parque, murais e animais. Para o máximo de desconexão, você pode descansar no Balneário de Elguea, onde suas águas quentes vão te surpreender.
Uma visita imprescindível é ao trem blindado que os revolucionários assaltaram durante a Revolução Cubana.
Seja porque vais para Cayo Santa María ou porque desejas visitar esta bela cidade, saiba que existem várias maneiras de chegar lá. Santa Clara possui um aeroporto, o Aeroporto Abel Santamaría.
Além disso, outra opção é chegar por Havana. Embora a viagem não seja longa (cerca de 4 horas), deves saber que as opções são limitadas.
É importante entender que Santa Clara é uma parada obrigatória para quem viaja a Cayo Santa María ou outro recife próximo. Por isso, existem pacotes de viagem que incluem Havana, Santa Clara e várias noites em Cayo Santa María. Os pacotes variam de preços, destinos e duração; por isso, se estás interessado podes solicitar-nos uma viagem feita sob medida.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes