Explore o Parque Natural de Montemar, localizado na Península de Zapata, declarado reserva da biosfera pela UNESCO em 2001. Este parque tem a zona húmida mais extensa das Caraíbas, onde inúmeras espécies de animais encontram o habitat permanente ou de migração.
Os amantes de turismo de observação ou caminhada, podem fazer uma excursão pela área com a ajuda de guias especializados e desfrutar as incríveis vistas que a travessia mostra.
Ali vivem mais de 190 espécies diferentes de aves, entre as quais pode encontrar numerosos flamingos e o curioso beija-flor, o pássaro mais pequeno do mundo. É destino de muitas aves migratórias que vêm da América do Norte.
A fauna da zona é composta por 31 tipos de répteis, 12 espécies de mamíferos e uma grande variedade de anfíbios, peixes e insetos. Destaca-se a presença do peixe-boi, do crocodilo rhombifer originário de Cuba e do manjuarí - peixe cuja cabeça se assemelha a de um jacaré.
A exuberante vegetação do parque é composta por 900 tipos de plantas, das quais 115 são endémicas. Este é um lugar peculiar. Lá podem ser encontrados na superfície que ocupa 14 tipos diferentes de vegetação, como manguezais, florestas, mato seco, catos, savanas e selvas. Além disso, também são bem conhecidas as salinas deste complexo ecossistema.
Dentro do Parque Nacional de Montemar, 2 pântanos dividem-se por uma faixa rochosa e formam a ciénaga de Zapata (pantanal de Zapata) onde os praticantes de pesca desportiva podem encontrar chaputa, curimbata, robalos e macabíes.
Mais informação:
Localização:
Península de Zapata.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes