Na visita à província de Matanzas, não pode perder as Cuevas de Bellamar (Grutas de Bellamar). Nelas estão, 300 mil anos de um dos tesouros naturais de Cuba.
Foram descobertas acidentalmente em 1861 por um trabalhador. O proprietário Manuel Santos Parga, condicionou-as adequadamente e forneceu serviços de guia com a intenção de converter as num centro turístico.
Para aceder às grutas, localizadas 5 km a sudeste de Matanzas, é melhor ir nos autocarros (ônibus) 16, 17 ou 20 que se dirigem a este e pedir ao motorista que pare perto da Calle 226. Quando lá chegar, deve continuar a caminhar e depois de uma pequena subida de 30 metros, irá encontrar as Cuevas de Bellamar através de um museu localizado à entrada.
Lindas e de cortar a respiração, são um verdadeiro viveiro de conhecimento científico e histórico que contribuem para o acervo cultural do país.
Lá encontrará vestígios de aves e animais vertebrados da era quaternária. Como se não bastasse, as estranhas formações geológicas irão despertar o seu interesse se for apaixonado por cristalografia ou espeleologia.
Além das incríveis estalactites, estalagmites e helictites, as Grutas de Bellamar contêm no interior um fenómeno natural insólito que apenas nelas ocorre. Consiste em cristais maciços de calcite que pendem nas estalactites e que chamaram a atenção de geólogos de todo o planeta.
Também poderá apreciar outros elementos de grande beleza como os geodes, um fluxo subterrâneo que atravessa toda a área e os preciosos revestimentos cristalinos que resplandecem as galerias com um brilho quase sobrenatural.
Mais informações:
Localização:
Carretera a Las Cuevas, Matanzas, Cuba.
Preço de entrada:
8 CUC/ Preço de entrada à câmara: 5 CUC.
Horário:
Diariamente das 9 às 17 horas.
Telefone:
26-16-83/25-35-38.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes