Cuba não é o destino mais popular para praticar surf e kitesurf com grandes ondas, mas na costa norte existem bons locais de interesse onde o mar rebenta, como por exemplo Brisas del Mar e Mégano, perto de Havana.
O extremo este da ilha, na província de Guantánamo, oferece melhores condições a sul. O rebentar das ondas é mais constante no final de Setembro até Dezembro, onde se juntam as grandes tempestades tropicais do Mar das Caraíbas e produzem ondas de terra.
Pode desfrutar de um dos melhores pontos para o surf, em Yumurí, 30 km a este de Baracoa, que lhe dá uma “boa onda”.
Outros lugares de especial interesse são Cabo de San Antonio (Santo António), Gibara, Playa Mar Verde (praia), La Setenta, as Praias do Leste, Sun Beach e Cayo Coco.
Cuba consolidou-se como um dos sítios idóneos para praticar Kitesurf, pois conta com condições climáticas perfeitas, especialmente entre os meses de Outubro e Março. Muitos dos kiters que vão a Cuba preferem as costas do norte, onde o vento predominante é do leste-noroeste praticamente o ano todo, especificamente em Santa María del Mar, Varadero, Cayo Guillermo e Cayo Coco.
Por todo o país, existe uma grande quantidade de empresas que dão aulas particulares tanto a surfistas principiantes como para surfistas avançados.
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes