A Isla de la Juventud (Ilha da Juventude) é um município de Cuba muito especial, localizado no sul da ilha. Até 1978 chamou-se Isla de Pinos. Por decisão da Assembleia Nacional do Poder Popular e anunciado pelo presidente Fidel Castro, a ilha adotou o novo nome em homenagem aos milhares de jovens que estudaram ali e colaboraram no desenvolvimento bem como na reconstrução da ilha após o furacão Alma em 1966.
Historicamente foi o lar: dos índios Siboneyes, que deixaram uma das mais importantes obras de arte rupestre de Cuba, especialmente as Cuevas de Punta del Este (Grutas da Ponta do Este); do prisioneiro número RN3859 Fidel Castro no Presídio Modelo, que agora pode ser visitado como museu; do jovem José Martí e de todos os corsários e piratas que pararam na ilha deixando uma infinidade de lendas.
Hoje em dia, a Isla de la Juventud tem um ambiente tranquilo, relaxado e familiar. Embora ainda tenha poucos visitantes, é um lugar com encanto incomparável. As aventuras no fundo do mar atraem amantes de mergulho e recifes de coral. Os preciosos peixes não o deixarão indiferente. Se for acompanhado pelas incríveis praias paradisíacas com águas cristalinas e areias brancas, como Playa Paraíso ou Playa Larga, terá um dos melhores lugares do mundo para fazer turismo de praia.
Mas Isla de la Juventud não é só praia, a capital de Nueva Gerona, dá-nos a oportunidade de caminhar pelas belas ruas e conhecer a cultura do município no Museo de Historia Natural ou no Museo Finca El Abra (Museu Quinta El Abra). Também não podemos esquecer as reservas tropicais naturais, como a Jungla de Jones (Selva de Jones) ou a Reserva Ecológica Los Indios, onde se irá perder entre a natureza verde e as espécies mais peculiares.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes