Localizado no centro-este de Cuba, o Archipiélago de Sabana-Camagüey (Arquipelago de Sabana-Camagüey), mais conhecido como Jardines del Rey (Jardins do Rei), é um dos cantos mais incríveis do Caribe devido a algumas de suas tonalidades mais marcantes.
Jardines del Rey recebe seu nome curioso da era colonial. Por volta de 1513 e 1514, os espanhóis à frente de Don Diego Velázquez batizaram o arquipélago em homenagem ao monarca Fernando el Católico e em contraste com outras ilhas mais meridionais, já denominadas então Jardines de La Reina em homenagem à Rainha Isabel la Católica. Além disso, existiam antes mesmo do cenário de lutas de piratas e corsários ou do local de assentamento de grupos de pescadores. A sua função desde os anos oitenta é desenvolver-se como um dos mais poderosos centros de recepção turística da ilha.
Eles conseguiram onciliar de forma exemplar o turismo crescente com a preservação do meio ambiente. Isso se reflete em suas praias intocadas e sua biodiversidade, mas também na construção. O Pedraplén é uma rodovia que liga o arquipélago com a ilha principal de Cuba e entre seus pequenos cayos. Esta obra-prima da engenharia foi realizada levando em consideração as correntes oceânicas e com o objetivo de reduzir o impacto na natureza.
Índice:
Jardines del Rey é formado por um conjunto de uma dezena de lindas ilhotas de areias brancas e águas cristalinas, os famosos cayos cubanos.
Cada uma de suas teclas tem as características maravilhosas que você normalmente vê em cartões postais do Caribe, onde as águas azuis turquesas e as finas areias quase brancas criam um cenário idílico. Entre seus cayos estão alguns dos mais conhecidos da ilha, como Cayo Santa María, Cayo Las Brujas, Cayo Ensenachos, Cayo Guillermo, Cayo Coco, Cayo Romano o Cayo Sabinal, unidos pelos característicos pedraplenes. A principal atração, tanto do conjunto de cayos como de cada um deles, são suas preciosas praias paradisíacas. Nessas praias virgens e em excelente estado de conservação você pode desfrutar da fauna marinha. Todas as espécies inofensivas como peixes coloridos, estrelas do mar e até golfinhos que brincam muito perto da costa.
Em cada um dos cayos encontrarás as condições perfeitas para descansar e divertir-se ao máximo, pois não faltarão opções para praticar desportos náuticos e as mais diversas actividades enquanto admira a paisagem que o rodeia. Vale a pena conhecer os esplêndidos lugares que o arquipélago possui, nos quais a combinação de uma vegetação espetacular, águas repletas de tesouros como recifes de coral e uma fauna rica, em grande parte endêmica, onde os répteis, pássaros exóticos e belos flamingos não o deixarão indiferente.
Os vários cayos de Jardines del Rey são conhecidos por seus locais para mergulho. Tem os melhores pontos de mergulho do mundo já que qualquer pessoa se maravilha com a diversificada e bela fauna, os recifes de coral e outros segredos a descobrir no fundo do mar.
Além disso, na maioria dos cayos poderás fazer passeios e atividades interessantes, como o Crucero del Sol, uma inesquecível excursão de catamarã à vela que margeia as pequenas ilhas e costas próximas, com open bar, música e entretenimento durante a viagem. Com esta excursão, você terá tempo para mergulhar no recife de coral.
Algumas dos cayos também possuem locais específicos, como o Delfinário Cayo Santa María, onde você poderá desfrutar de uma experiência única de natação com golfinhos.
Em todo o Jardines del Rey você encontrará lugares paradisíacos sem igual. O mais visitado de todos é Cayo Santa María.
É conhecida como a “Rosa Blanca de los Jardines del Rey” (Rosa Branca dos Jardins do Rei) e é um lugar incomparável. Nele podes se banhar em praias de sonhos como a Playa Perla Blanca de areia fina e também tem milhares de atividades para fazer como o banho com golfinhos no Delfinário Cayo Santa María.
Este cayo pertence ao grupo de Cayerías del Norte, do qual também fazem parte os menores Cayo Ensenachos e Cayo Las Brujas. Em Cayo Ensenachos fica a conhecida e festiva Playa Mégano, e em Cayo Las Brujas podes desfrutar de um ambiente natural com a magistral Playa Las Salinas. Os três cayos (Cayo Santa María, Cayo Ensenachos e Cayo Las Brujas) estão conectados entre si através de Pedraplén, assim como com a ilha de Cuba, o que significa que podem ser visitadas ao mesmo tempo sem problemas. Por último, destaca-se a atividade do Crucero del Sol, um passeio de catamarã que percorre estes Cayerías del Norte.
Outros cayos muito importantes de Jardines del Rey são os vizinhos Cayo Coco e Cayo Guillermo.
Cayo Coco está diretamente ligada à ilha principal de Cuba por Pedraplén além de ter um aeroporto. É reconhecido internacionalmente por ser um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Neste local podes desfrutar das magníficas Playa Larga, Playa Flamencos e Playa Las Coloradas. Também poderás desfrutar de atividades como passeios de barco ou demonstrar suas habilidades na famosa parede de escalada do cayo.
Cayo Guillermo é acessível por Pedraplén desde Cayo Coco. Este cayo não fica muito atrás no mergulho, pois suas águas cristalinas te permitem desfrutrar de seu fundo do mar espetacular. Em Cayo Guillermo você pode fazer uma excursão de catamarã para observar o recife de coral de Cuba. É ideal para descansar e desconectar e o melhor lugar para isso são suas belas praias de areia branca e fina, Playa Pilar, Playa del Medio e Playa de El Paso.
Em ambas as chaves, você tem uma ampla oferta de resorts all-inclusive das redes internacionais Meliá e Iberostar, além de outras redes de luxo.
Na província de Camaguey existe outro cayo que ganha importância ao longo do tempo e se transforma no primeiro destino da região, Cayo Cruz. Com vários hotéis com diversos serviços, Cayo Cruz é um local idílico que combina as grandes praias de areia fina tão características dos Jardines del Rey com algumas falésias rochosas criando um lugar paradisíaco de paisagens diversas.
Embora para chegar a qualquer um de seus cayos se possa percorrer o caminho que parece flutuar sobre o mar e que os conecta, também se pode fazê-lo por via aérea, já que o arquipélago possui seu próprio Aeroporto Internacional Jardines del Rey (Aeroporto). Este aeroporto é ideal para chegar aos Cayo Guillermo e Cayo Coco.
Outra opção seria o Aeroporto Abel Santamaría, relativamente próximo, em Santa Clara, a poucos menos de uma hora de carro de Cayo Santa María, Cayo Las Brujas e Cayo Ensenachos. Assim, de uma forma ou de outra, poderá aceder a este valioso local para descobrir os seus encantos naturais com a certeza de que viverá uma experiência totalmente agradável.
É comum que os cayos em Cuba sejam um pouco diferentes da ilha grande em termos de acomodação. Já em Cuba há muito mais variedade entre hotéis e até acomodações particulares, um modelo que só encontrarás em Cuba. Os cayos tendem a ter quase exclusivamente complexos de hotéis elegantes.
Todos são hotéis resort all inclusive, onde terás tudo que precisas para passar as férias inesquecíveis, pois contam com invejáveis instalações que incluem piscinas, SPA, Fitness Center, quadras de ténis, futebol e vólei, animação diurna e noturna, restaurantes buffet e serviço à la carte e infinito etc.. Alguns dos melhores hotéis nestes cayos pertencem a cadeias hoteleiras como Meliá, Iberostar, Pullman, NH, Kempinski y Muthu.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes