Pode se dizer que a base da comida cubana é a culinária espanhola, pois forneceu muitos dos ingredientes e modo de preparação. No entanto, devido à dificuldade em obter alguns dos ingredientes dos pratos típicos espanhóis em Cuba, os crioulos introduziram pouco a pouco novos elementos nativos do próprio país.
Pode se dizer que a base da comida cubana é a culinária espanhola, pois forneceu muitos dos ingredientes e modo de preparação. No entanto, devido à dificuldade em obter alguns dos ingredientes dos pratos típicos espanhóis em Cuba, os crioulos introduziram pouco a pouco novos elementos nativos do próprio país.
A culinária cubana também foi influenciada pela africana, porque durante a época da escravidão os cozinheiros costumavam ser os escravos. Essa influência afetou muito a forma de preparação dos pratos e também trouxe novos ingredientes, como o inhame (tubérculo).
Cuba recebeu milhares de imigrantes chineses, que também contribuíram em parte para a gastronomia cubana. Neste caso, o elemento que mais se destaca é a ginja.
Todas estas influências proporcionaram à cozinha cubana uma identidade própria, única no mundo.
El Congrí: feijão vermelho, carne de porco, torresmos, toucinho e arroz.
Moros y Cristianos (Mouros e Cristãos): arroz com feijão preto estofado.
Lechon (Leitão): cria de suíno servida assada ou frita.
Yuca con mojo: Mandioca cozida com molho feito com óleo, alho, sal, pimenta e limão.
Ajiaco: espécie de guisado carne fumada e salgada acompanhada de vegetais, milho, banana verde, batatas, etc.
Langosta enchilada (Lagosta com chili): prato típico que apenas os turistas comem.
Tostones: pedaços de banana verde esmagados e fritos.
Tasajo a la cubana: Carne seca e guisada, servida com muito molho.
Tamal en cazuela con mariscos (Tamale na caçarola com marisco): ensopado de tamal e marisco com molho bastante condimentado.
Ropa Vieja: vegetais com carne.
Cuba é o paraíso dos coquetéis. Aqui os famosos mojitos, rum collins, daiquiris e piña colada são consumidos diariamente.
O rei das bebidas alcoólicas é o rum, uma bebida nacional que alcançou fama mundial. Existem muitas marcas de rum, cada uma delas possui diferentes gamas e qualidades. A mais conhecida é Havana Club, mas também são bem valorizadas: Caribbean Club, Matusalén; Caney, Ron V.C.; Varadero; Bucanero; Bocoy; e Paticruzado. Também se destaca o Ron Santiago de 15 anos, que apenas se encontra na cidade de Santiago de Cuba.
O licores de rum e frutas são deliciosos e em Cuba não são apenas usados para beber, visto serem usados para temperar salada de fruta.
É importante mencionar que a graduação cubana de álcool é diferente da internacional. Nas letras pequenas costuma ter grau equivalente ao europeu. Por exemplo, uma bebida cubana de 12º equivale a 5,5º em Espanha.
Cuba também é famosa pela preparação de excelentes sumos ou sucos de frutas tropicais. O suco de cana, o guarapo e a água de coco são os mais populares na ilha.
Quanto aos refrescos a palma leva Tropicola, uma espécie de coca-cola nacional muito mais doce. Outros refrigerantes comuns na ilha são refrigerante de limão ou laranja "cachito" e malte Caracas, da Venezuela.
O café cubano é muito espesso e concentrado. Geralmente é servido em pequenas quantidades e sem açúcar.
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes