Turismo em Cuba
Organização de agências cubanas
Aproveite o final de ano em Cuba, conheça as tradições e costumes através de um roteiro feito sob medida para si. Somos uma organização de agências cubanas com sede em diferentes partes do mundo. Nós iremos o ajudar até no mais pequeno dos detalhes para que as suas férias em Cuba se convertam numa experiência inesquecível. Solicite agora mesmo o orçamento sem compromisso através do seguinte formulário.
Índice:
Nas vésperas do final do ano em Cuba respira-se alegria, o clima enche-se de cor e entusiasmo pela chegada do novo ano. À medida que a noite se aproxima, o sabor do rum, mojito e daiquiri intensifica-se e as ruas enchem-se de gente que, vestida de branco, se reunem e animam ao ritmo da música.
O menu tradicional do fim de cubano costuma ser composto por porco ou leitão assado, arroz congrí com feijão, mandioca com molho, tostones e salada de legumes. Como sobremesa, receitas caseiras como doce de coco, pudim, rabanadas ou buñuelos (doces fritos tipo filhoses). As famílias distribuem a preparação de cada prato, para que na hora do encontro não falte nada.
Se está a perguntar-se onde passar o fim de ano em Cuba, muitos alojamentos e restaurantes das zonas mais turísticas e históricas oferecem banquetes com os pratos típicos desta data. O hotel Copacabana, o Comodoro e o Hotel Meliá Habana são alguns dos que organizam eventos que incluem jantar e espetáculo.
A Praça da Catedral, em Havana Velha, é outro ponto de encontro importante. É organizado um jantar de gala para receber comensais que esperam divertir-se e desfrutar espetáculos musicais que completam a experiência. Também é típico que as pessoas se encontrem nas praças e no famoso Malecón de Havana para brindar e apreciar os fogos de artifício que iluminam a capital, enchendo-a de cor e alegria.
A partir das 12 horas, a oferta expande-se e os espaços de dança como bares e locais noturnos abrem-se e ficam lotados com todos aqueles que buscam dar continuidade aos festejos.
Um dos costumes de ano novo do povo cubano é que, quando soam as 12 badaladas, atiram um balde de água na rua como símbolo de tirar e jogar fora todas as coisas más que o ano velho deixou, dando espaço para que entrem coisas novas e melhores. Viva esta tradição particular e deixe o novo ano ser repleto de bons votos.
Cuba é um destino ideal para visitar a qualquer momento, mas comemorar o final do ano neste paraíso tropical é um excelente plano para qualquer viajante que queira fazer das suas férias uma experiência única. Os costumes, o calor das suas gentes e o ritmo cativante da música são potenciados nesta época, manifestando-se nas diversas celebrações que decorrem em todo o país para dar as boas-vindas a uma nova temporada.
As festas de fim de ano em Cuba não se limitam apenas às tradicionais pelo mundo fora como a véspera de Natal, Natal e final de ano ou Ano Novo. Além disso, em Dezembro e Janeiro existem 3 datas que celebram eventos muito importantes para a cultura cubana, por isso os últimos dias deste mês são vividos com emoção e são sinónimos de alegria, diversão e folia.
No dia 24 de Dezembro, enquanto no resto de Cuba alguns se preparam para celebrar a véspera de Natal, na cidade de Remedios, na zona central do país, acontece uma das festas populares e mais conhecidas de Cuba, as Parrandas de Remedios. Um dos eventos nacionais mais importantes e reconhecidos, junto com o Carnaval de Santiago de Cuba e as Charangas de Bejucal. Esta tradição remonta a 1820, quando um padre pediu a um grupo de crianças que o ajudasse a acordar os vizinhos fazendo barulho nas ruas, para assistir às missas de Aguinaldo, celebradas de madrugada. Ao longo dos anos este evento foi evoluindo, alargando a duração e acrescentando atrações para as multidões que ali se encontram, até se tornar como é conhecido atualmente. A proposta inclui uma competição entre duas equipas da localidade que competem para mostrar quem é o melhor, por meio de danças, carros alegóricos, decorações e espetáculos de fogos de artifício. Embora se faça uma pequena pausa à meia-noite para dar lugar à celebração da Missa do Galo, uma vez terminada, retomam-se as actividades lúdicas e animadas que enchem as ruas de alegria, música e cor.
Os dias 1 e 2 de Janeiro são os feriados mais importantes de Cuba, comemorando respetivamente o Triunfo da Revolução e o Dia da Vitória. A origem desta celebração remonta a 1959, quando o líder revolucionário Fidel Castro entrou em Havana com as suas tropas, conseguindo derrubar o governo do ditador Fulgencio Batista. Esse feito lançou as bases da Revolução Cubana, gerando uma grande mudança histórica, social e política no país, dando origem à Cuba de hoje em dia.
Em suma, viajar a Cuba para passar o fim de ano é muito mais do que dar as boas vindas ao novo. É mergulhar na história e costumes, voltar às origens da cultura e compreender a atualidade política e social.
Visitar Cuba na época das festas de final de ano não é apenas receber o Ano Novo num lugar mágico; é desfrutar das férias, deliciando-se com as paisagens e ambientes naturais, deixando-se conquistar pelas incríveis praias e conhecer a história para entender o presente. Recomendamos os melhores sítios para visitar, atividades para realizar e aquelas que não pode perder, independente da quantidade de dias de viagem, irá sempre haver algo para fazer em Cuba.
Em Dezembro e Janeiro as temperaturas são mais amenas, mas ainda assim são quentes e atrativas. A ausência de chuvas e altas temperaturas permitirão com que visite cidades como Havana, a pitoresca Trinidad ou a tradicional Santiago de Cuba sob um clima extremamente agradável. Pode visitar a Havana Velha, passear pelo calçadão, percorrer as ruas coloridas ou fazer uma excursão ao Vale de Viñales sem se deixar dominar pelo calor que prevalece nos meses de verão. Mesmo nesta época, pode desfrutar das praias espetaculares de Cuba. Entre elas estão Varadero, o paradisíaco Cayo Largo del Sur no Mar das Caraíbas, e as praias de Cayo Guillermo e Cayo Coco, imersas em incríveis ambientes naturais que farão se sentir num sonho. Esses destinos idílicos de areia branca e água cristalina apaixonam todos os que a visitam.
Sendo especialistas neste destino, podemos ajudá-lo a planejar o roteiro ideal para visitar Cuba e viver a chegada do ano novo de uma forma muito especial.
Somos uma organização de agências cubanas especializadas em viagens organizadas a Cuba, com presença internacional, onde receberá a ajuda e as informações necessárias para programar a viagem ou evento desejado. Além disso:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes