Camagüey é a província mais oriental, com a maior área e a mais plana no centro da ilha cubana. Sua economia cresceu durante o século XVII graças à produção de açúcar e à criação de gado. Possui poucos grupos montanhosos e é ladeada pelos dois maiores arquipélagos do país: ao norte, Sabana-Camagüey, conhecido como Jardines del Rey; e ao sul, Jardines de la Reina. Ambos ainda conservam áreas virgens para buscar tranquilidade. A temperatura não varia excessivamente ao longo do ano, com uma média anual de 24,7 ºC.
A maioria dos turistas chega pelo Aeroporto Internacional Ignacio Agramonte, ou por rodovia se vier de outras regiões do país. A maior atração turística da província de Camagüey é, sem dúvida, Playa Santa Lucía em Cayo Sabinal. A cor de suas águas e a areia fina formam um atrativo tropical que poucos visitantes da ilha resistem. Os hotéis da região incentivam a beleza da praia, oferecendo inúmeras atividades para passar o dia.
Outros lugares interessantes que você não pode perder em seu caminho por Camagüey são: Flórida e suas tradições, a Sierra del Chorrillo e suas trilhas, a história da primeira constituição cubana em Guáimaro ou a indústria de Nuevitas.
Mas Camagüey não é apenas uma praia. A cidade mais importante, que compartilha seu nome com a província, nos dá a oportunidade de descobrir a história cubana por suas ruas estreitas e labirínticas, que muitas vezes nos levam a belos recantos escondidos. É também objeto de visita para os amantes das construções católicas, visto que possui grandes monumentos.
Foi fundada em 1514 como Santa María del Puerto Principe. A cidade foi movida várias vezes devido a rebeliões sangrentas até 1528, quando se estabeleceu em seu lugar atual. Até que em 1903 começou a se chamar Camagüey. Devido à escassez de água, os habitantes de Camagüey, conhecidos como agramontinos, pelo guerrilheiro nascido aqui, tiveram que construir potes de barro para coletar a água da chuva. Além do lutador pela independência Ignacio Agramonte, a cidade também produziu personalidades como o poeta Nicolás Guillén ou o Dr. Carlos J. Finlay, que descobriu as causas da febre amarela.
Índice
Camagüey é característico pelo seu traçado urbano único. Suas ruas labirínticas lembram mais uma medina marroquina do que as ruas quadradas da região. Segundo a lenda, a razão das ruas sinuosas e dos becos estreitos e escondidos é a solução encontrada para os séculos de luta contra os piratas que atacam a cidade. Esse layout peculiar foi desenvolvido para confundir os invasores e proteger os moradores.
Há algo de claro em Camagüey, que tem uma alma católica que falta no resto do país. Por isso, entre as suas ruas estreitas, descobrimos uma cidade de igrejas barrocas e altares dourados que não podes perder. Algumas delas são a Catedral de Nuestra Señora de la Candelaria (Catedral de Nossa Senhora da Candelária), construída com o dinheiro arrecadado durante a visita do Papa João Paulo II em 1998, ou a Iglesia de Nuestra Señora de la Merced (Igreja de Nossa Senhora da Piedade), a mais impressionante igreja colonial de Camagüey.
Mas o visitante não só poderá encontrar edifícios religiosos, mas também locais repletos de cultura como o Museu de San Juan de Dios, localizado em um antigo hospital, que vai refrescar a história de Camagüey. Durante a nossa visita à cidade não podemos esquecer as suas belas praças e parques onde podemos desfrutar de um agradável passeio enquanto encontramos monumentos históricos, a Plaza del Carmen ou o Parque Ignacio Agramonte são alguns deles; nem nos perder em suas belas ruas para descobrir o encanto de seus recantos escondidos.
Em Camagüey encontrará várias opções de museus, muitos deles dedicados a figuras importantes, o que não surpreende pela grande história da cidade.
O Museu Casa Natal de Ignacio Agramonte é um belo edifício colonial dedicado à vida de Ignacio Agramonte, herói da independência cubana, e à história da cidade. Além disso, funciona como um centro de atividades culturais.
No Museu San Juan de Dios você pode encontrar elementos da história de Camagüey e algumas pinturas da cidade. Fica na praça homônima, no local onde funcionava um antigo hospital.
Continuando com os museus dedicados a pessoas famosas, é interessante visitar a Casa Natal de Carlos J. Finlay. Conheça mais sobre o cientista Carlos Juan Finlay, reconhecido por suas pesquisas sobre a febre amarela.
Finalmente, você poderá conhecer a fundo a figura de Nicolás Guillén no Museu Casa Natal de Nicolás Guillén. O autor e ativista de vanguarda é o poeta mais importante de Cuba.
Na cidade de Camagüey você encontrará diferentes tipos de acomodação. Existem hotéis com uma excelente localização no centro da cidade, como o Hotel el Colonial, o Hotel La Avellaneda ou o Hotel Santa María, todos eles na principal via da cidade.
Além disso, outros hotéis de 4 estrelas bem localizados são o Hotel Camino del Hierro, Hotel el Marqués e o Hotel la Sevillana.
Se você está procurando por algo mais acessível e simples, há outra variedade de hotéis de baixo custo que podem ser adequados. Nesta categoria, destaca-se o Gran Hotel e outros mais acessíveis como o Hotel Camagüey, o Hotel Colón, o Hotel Plaza, o Hotel Puerto Príncipe e o Hotel Isla de Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes