Localizada estrategicamente no centro da ilha de Cuba, Villa Clara sempre foi um núcleo de colonizadores e revolucionários que disputavam benefícios materiais. Os piratas foram uma dor de cabeça durante os primeiros anos de colonialismo na 1ª cidade da ilha, Remedios, que mais tarde se viu abandonada devido a um grande incêndio. Mas a sua população voltou a crescer com a chegada de colonos das Canárias que trouxeram os seus conhecimentos agrícolas para as plantações de tabaco.
Ernesto Che Guevara não nasceu nem morreu aqui, mas foi em Villa Clara que levou a cabo a revolução de Cuba. Foi em 1958, quando Che, ajudado por uma quadrilha, descarrilou um comboio blindado que transportava mais de 350 soldados armados de leste, libertando a capital, Santa Clara, da ditadura de Batista.
Este lugar, um mosaico de sombras de campos de tabaco e lagos tranquilos, dá-nos muitas razões para fazer uma paragem. A cidade de Santa Clara, é um dos lugares mais visitados do país, repleta de recantos históricos chave da revolução de Cuba e de refúgios para uma vida noturna cheia de jovialidade. A sul do movimento desta cidade, encontramos a tranquilidade do Embalse Hanabanilla, situado nas montanhas Escambray.
A pacífica localidade de Remedios é a mais antiga de Villa Clara e apenas interrompe a sua tranquilidade durante a festa desenfreada de Las Parrandas. Mais a norte, encontramos Caibarién, uma vila pitoresca com tradição pesqueira e habitantes hospitaleiros onde se respira a fresca brisa do mar ao longo do ano. Além disso, podemos desfrutar de uma infinidade de pequenas e paradisíacas ilhas de areia fina e água cristalina, o arquipélago de Cayerías del Norte, ligadas com a Caibarién por uma longa estrada construída sobre o mar.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes