El Museo Nacional de la Ruta del Esclavo (Museu Nacional da Ruta dos Escravos), curiosamente pouco frequentado, foi instalado a 16 de Junho de 2009 no famoso Castillo de San Severino (Castelo de São Severino), em Matanzas, Cuba.
O museu é resultado de um projeto conhecido como Proyecto de la Ruta del Esclavo (Projeto Rota do Escravo). Surgiu numa iniciativa do Haiti e de outros países de herança africana, da qual também participou a UNESCO.
O Museo Nacional de la Ruta del Esclavo de Matanzas tem como objetivo mostrar ao mundo, com caráter eminentemente denunciador, os horrores da escravidão de uma era que marcou decisivamente a história americana e evitar que caia no esquecimento.
Em Cuba a grande maioria da população é mestiça. Por consequência, o tema toca dolorosamente e de forma especial o interior dos habitantes da ilha.
O museu conta com 4 salas de exposições permanentes em que peças arqueológicas, fotografias e textos - testemunhas de um passado que deixou marcas no presente - tentam mostrar o valor brutal daqueles homens e mulheres despojados de tudo, exceto da coragem de continuar a viver.
Algumas ilustrações e fotografias em particular reproduzem a prática do calimbo - marcar negros com um ferro quente, a inicial do proprietário a quem pertenciam.
Mais informações:
Localização:
Castillo de San Severino, Avenida del Muelle, Matanzas, Cuba.
Preço da entrada:
2 CUC. (Um táxi pode transportar-lo desde o centro da cidade por 2 CUC).
Horário:
Diariamente das 10 às 18 horas.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes