O Parque Histórico Abel Santamaría de Santiago de Cuba é composto por um museu, uma biblioteca e um monumento onde se encontram as ruínas do antiguo hospital civil Saturnino Lora (antigo hospital civil Saturnino Lora).
O hospital foi construído em estilo neoclássico a finais do século XIX e tomado por 23 jovens sob as ordens de Abel Santamaría, devido à sua localização estratégica em relação ao Cuartel Moncada (Quartel Moncada), em 1953. Por consequência do fracasso desse movimento, a sala de enfermeiras do hospital converteu-se no tribunal em que o julgamento contra Fidel Castro ocorreu no mesmo ano.
O Museu do complexo que une todos estes edifícios abriu em 1973, por ocasião do 20º aniversário do assalto ao Quartel Moncada. Mostra a história relacionada com o famoso assalto e julgamento de Fidel Castro.
O monumento foi inaugurado a 1979 em memória de Abel Santamaría e camaradas que foram torturados e assassinados após a fracassada revolta. Consiste em 4 rostos em que aparece uma esfinge de José Martí, uma de Abel Santamaría, 6 baionetas que simbolizam a justiça, a estrela solitária e um verso do Hino Nacional. A cortina de água que parece segurar o conjunto simboliza os ideais da juventude da Generación del Centenario (Geração do Centenário).
A Biblioteca Municipal, também incluída no complexo, consiste numa sala geral dedicada à literatura, uma sala infantil-juvenil, um departamento de extensão de biblioteca e outro de processos técnicos.
Mais informação:
Localização:
Calle Trinidad com a Calle Nueva, Santiago de Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes