O Cuartel Moncada (Quartel Moncada) também conhecido como "Ciudad Escolar 26 de Julio" (“Cidade Escolar 26 de Julho”), é atualmente um edifício de Santiago de Cuba dedicado ao ensino mas a mediados do século XX era um quartel militar.
Este lugar foi escolhido pelos guerrilheiros a 26 de Julho de 1953 para combater contra o regime de Fulgencio Batista e embora a tentativa tenha sido fracassada, tornou-se o início da Revolução Cubana.
O complexo tem uma forma quadrangular cujas medidas são de 180m de frente por 77 m de profundidade. Abrigou no final do século XIX os militares ali designados, 200 prisioneiros e funcionários necessários para a manutenção. Sendo um edifício militar sempre teve uma certa relevância em todos os confrontos militares que ocorreram na cidade, mas o mais recente foi a 8 de Janeiro de 1959 quando as guerrilhas do Movimento de 26 de Julho comandadas por Raúl Castro o conseguiram tomar durante a Revolução.
Mais tarde em 1960, foi decidido convertê-lo num centro escolar de educação primária com capacidade para cerca de 2000 alunos como símbolo de força da educação.
Atualmente pode visitar as 8 salas do Museo de Historia 26 de Julio (Museu de História 26 de Julho) que se localizam dentro do recinto escolar.
Mais informações:
Localização:
Avenida Moncada, Santiago de Cuba.
Telefone:
(22) 620157.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes