A Catedral de Nuestra Señora de la Asunción (Catedral de Nossa Senhora da Assunção) de Santiago de Cuba permanece desde a sua construção no início do século XIX no local onde foi construída no século XVI mas os vários assaltos de piratas, o clima e os terramotos destruíram-na.
A 1ª igreja que foi construída no local começou no ano 1528, estava orientada de este para oeste e estava rodeada por várias casas. Foi saqueada por piratas e corsários várias vezes durante o século XVI e reparado no século XVII. No entanto, o restauro não durou muito tempo pois em 1662 foi novamente assaltada e incendiada pelo pirata Henry Morgan. Como o dano já era muito grave construiu-se uma nova, que foi durante o resto do século XVII afetada por grandes furacões e terramotos. A 3ª catedral que foi construída no local também se desmoronou devido ao terramoto de 11 de Junho de 1766, dando lugar à 4ª e última catedral que ainda permanece hoje.
A nova catedral foi orientada de norte a sul e foi construída com 5 naves no seu interior ocupando uma área de 2115m2 no total. No ano de 1852, um terramoto colapsou as naves laterais, a cúpula e as torres, mas todos os danos foram reparados e em 1874 foi colocado o relógio no ponto mais alto da cidade.
Contemple as duas torres neoclássicas colocadas em ambos os lados da fachada, o grande arcanjo com as asas abertas e as trombetas.
No interior, pode ver a famosa Cruz de la Parra (Cruz da Parreira), que se acredita ser a única evidência material da chegada de Cristóvão Colombo à ilha. Além dos belos frescos que decoram e um grupo de cadeiras esculpidas à mão. O altar é dedicado à Virgen de la Caridad (Virgem da Caridade), estando todo o local bem iluminado quando as portas são deixadas abertas em cada escritório religioso.
Pode visitar o Museo Arquidiocesano (Museu Arquidiocesano) situado junto à catedral e observar os objetos valiosos que se mostram, ou o Museo de Ambiente Histórico Cubano (Museu de Ambiente Histórico Cubano) simplesmente atravessando o Parque Céspedes.
Mais informações:
Localização:
Calle Heredia, Santiago de Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes