O Teatro Manzanillo é uma das instituições mais importantes da vida cultural de Manzanillo, Cuba, desde a fundação, no dia 14 de Setembro de 1856, até hoje.
Nele passaram brilhantes personalidades do mundo do espectáculo em quase todas as variantes, o que ajudou a tornar Manzanillo uma cidade com um amplo espectro cultural.
A idéia de contribuir financeiramente para construir um teatro que animasse a vida social da cidade, foi concebida coincidindo com a chegada de Carlos Manuel Céspedes à localidade.
Resultou num requintado edifício, de estilo neoclássico, com elementos renascentistas de arte italiana. A forma de ferradura, os frescos nas paredes e ornamentos de veludo vermelho, resultado de várias renovações ao longo dos anos, converteram-no num lugar irreal que, mesmo na era atual, o transporta sem poder evitar ao momento em que começaram a ser construídos os primeiros edifícios coloniais.
Nos primeiros anos após a inauguração, no Teatro Manzanillo foi desenvolvida uma atividade que causava furor. Nele atuaram algumas das companhias de teatro mais importantes do país e também renomados artistas de música instrumental e ópera.
O Teatro Manzanillo até acolheu a Compañía de Teatro Española (Companhia de Teatro Espanhola), que tocava zarzuela, para o deleite dos cubanos que participaram no espetáculo, desacostumados a esse estilo, uma mistura de música e teatro.
Em anos posteriores, especificamente depois de 1926, a fervorosa atividade que sempre caracterizou o Teatro Manzanillo aumentou.
Acolheu praticamente todas as companhias de teatro crioulas, cujas obras eram um meio de protesto político que questionava a assertividade do regime prevalecente.
O teatro abriu portas a um novo tipo de arte que se impõe cada vez mais: o cinema. Tanto os primeiros filmes mudos como as últimas versões de som, tiveram uma ótima receção na sociedade de Manzanillo.
Além disso, contaram novamente com a presença de companhias de teatro espanholas dedicadas ao género dramático ou à comédia. Foram organizadas exibições de magia, conferências e monólogos de declamação. O dinheiro nem sempre foi para fins lucrativos e ocasionalmente, depois de previamente acordado, foi destinado a algumas causas solidárias.
Após o último restauro realizado em 2002, continua em funcionamento e ainda pisaram recentemente o seu palco: o Ballet de Camaguey e a Danza Contemporánea (Dança Contemporânea) de Cuba.
Mais informações:
Localização:
Villuendas entre Maceo e Saco, Manzanillo, Granma, Cuba.
Preço de entrada:
1 CUP.
Horário:
20h00 de viernes a domingo.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes