Bayamo é a pequena capital de Granma, Cuba. É uma agradável cidade, não devido à rica arquitetura colonial que se sumiu no incêndio que lhe deu fama, mas por conservar praticamente intactas as tradições do povo cubano.
Fundada pelos colonos espanhóis em 1513, é uma das cidades mais antigas de Cuba.
Depois de uma pequena oposição por parte dos Taínos, que sucumbiram a doenças até ao momento desconhecidas na ilha que chegaram da mão dos conquistadores, Bayamo tornou-se um símbolo do esplendor colonial no século XVI.
Além dos lucros produzidos pelo cultivo da cana-de-açúcar, o comércio com os piratas aumentou ainda mais com a riqueza da cidade, resultando no acesso de filhos dos bayamenses à educação mais requintada.
De Bayamo saíram excelentes jogadores de xadrez, entre eles Carlos Manuel de Céspedes, advogado que se tornou um herói ao comandar a 1868 um exército para libertar para a cidade da opressão espanhola.
A tentativa não teve êxito e para evitar sofrer de novo a ocupação, Bayamo foi sacrificado pegando-se fogo e fazendo praticamente desaparecer qualquer presença espanhola na cidade.
Embora quase nada se conserve das antigas mansões coloniais, o fogo não acabou com a enraizada idiossincrasia cubana, da qual poderá ser testemunha se caminhar numa noite de Sábado pelas ruas da cidade, onde todos os fins de semana se celebra a Fiesta de la Cubanía (Festa da Cubanía).
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes