Localizado a sudeste de Cuba, encontramos, unido ao sistema de Maisí, o belo Parque Nacional Desembarco del Granma formado em parte pelo sistema de falésias (imergidas e emergidas) nas rochas calcárias mais importantes e melhor preservadas no país.
Declarado Património Mundial pela UNESCO em 1999, o parque apresenta atrações especiais em 2 níveis: histórico e natural.
No contexto histórico, este espaço foi o lugar onde desembarcaram chegados do México os irmãos Castro com Che Guevara em 1956, para pôr fim à ditadura de Fulgencio Batista. Daí o nome do incrível espaço e a réplica do iate que verá na sua excursão pela área, que recorda o valente feito da expedição.
No que diz respeito à natureza, quem visita pode admirar as belas falésias que emergem em diversos pontos do parque.
Outro dos aspetos mais relevantes da zona são os múltiplos locais arqueológicos, onde se destaca El Guafe, sobre o qual falaremos adiante. É constituído por um conjunto de cavernas funerárias e cerimoniais, bem como todo um território habitável onde foram postos 7 ídolos, entre os quais a deidade das Antilhas Atabeira esculpida na Cueva del Agua (Gruta da Água). Neste mesmo lugar, terá a chance de observar de perto autênticos objetos pré-colombianos com mais de 1000 anos.
Por outro lado, preserva-se do período colonial o faro de "Vargas" (Cabo Cruz), erguido a 1859 e terminado em 1861. Embora apenas 10 anos depois, se tenha inaugurado o complexo formado pelo farol, vivenda, entre outros.
A área submersa dos conhecidos recifes de coral também é importante, formando um fundo do mar ideal para mergulho. Tudo isto deve-se à grande profundidade do mar nas áreas junto à costa, que causam correntes muito limpas e por consequência permitem um ótimo desenvolvimento da vida subaquática.
A área total é de 25764 hectares. Reconhecido como parque nacional em 1986, trata-se do 1º parque nomeado como tal em Cuba. Também ostenta o título de monumento nacional, concedido pela Comissão Nacional de Monumentos em 2002.
Como curiosidade, note que o monumento conhecido como Portada de Libertad (Portada da Liberdade) é a entrada principal do parque. O interessante desta excursão é que indica uma série de passagens onde pode passear e que seguem para a rota da equipa de expedição para alcançar a Sierra Maestra (Serra Maestra). Há também a possibilidade de realizar passeios a cavalo, praticar desportos aquáticos e mergulho.
Não perca a oportunidade de passar um dia explorando uma das mais belas zonas naturais do país.
Mais informação:
Localização:
Niquero. Granma, Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes