O Museo de La Demajagua (Museu da Demajagua) é uma construção modesta de Manzanillo, Granma, cujas paredes são símbolo de um momento crucial na história da independência de Cuba. Embora a aparência um pouco descuidada não lhe faça jus, tem um considerável valor histórico.
O caminho para o museu não é nada difícil, siga a estrada à saída de Manzanillo em direção a Media Luna por 10 km, depois torce e siga mais 3 km em direção à costa.
Na antiga plantação de açúcar de La Demajagua, teve lugar um feito relevante que mudaria o curso da história. No dia 10 de Outubro de 1868, Carlos Manuel de Céspedes tocou o sino para chamar os seus escravos, libertou-os e começou o longo caminho que levou à libertação de Cuba através das guerras da independência.
Em 1947, Fidel Castro apoderou-se do famoso sino considerado emblema revolucionário até hoje e mudou-o para Havana como protesto contra a opressão da nação pelo governo.
Agora o pequeno museu guarda as memórias desse tempo decisivo. Mesmo o edifício constitui um testemunho desses anos, pois parte dele segue a linha de construção habitual que foi usada na Revolução Cubana.
A coleção de objetos testemunho que o museu acolhe, preserva a memória da guerra e momentos antes dela: grilhões e correntes que prendiam os escravos; as cerâmicas encontradas quando se iniciaram as obras de construção do museu; as armas do 1º exército Mambí; e o símbolo principal da guerra de independência que caracterizou o lugar, o sino de La Demajagua.
Mais informações:
Localização:
La Demajagua, município de Yara, Granma - Cuba.
Horário:
08:00 - 18:00 de 2ª a 6ªfeira;
08:00 - 12:00 ao Domingo.
Preço de entrada:
1 CUC.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes