Manzanillo, conhecida como a “Perla del Guacanayabo” ("Pérola do Guacanayabo"), foi fundada no século XVIII em 1792. Além de ser considerada uma das cidades mais povoadas e importantes da província, é o principal porto de Granma e o 2º da Cuba Oriental, pois o Golfo de Guacanayabo banha a costa.
Devido às condições climáticas especiais, é uma das áreas mais quentes do país, nem mesmo o facto de ser uma cidade costeira alivia o forte calor.
Manzanillo desperta interesse na variada arquitetura, bastante descuidada, na qual pode encontrar motivos orientais de estilo neomourisco, cabanas à beira da praia ou um ar andaluz nas construções. Entre os edifícios mais emblemáticos, destaca-se o City Bank de New York de Manzanillo, que data de 1913.
O setor industrial é o principal suporte económico da cidade, mas houve um período desde a fundação até 1950 que foi nutrido pelos benefícios das negociações ilícitas com piratas.
Manzanillo também é conhecido pelas mostras de fervor patriota, como o fornecimento de uma importante contribuição de armas e pessoal para apoiar a revolução de Castro, talvez devido ao desejo de autonomia cortado pelos americanos, 30 anos depois de ter alcançado a independência de Espanha.
Em Manzanillo nasceu o Son, uma circunstância que torna muito especial a cidade, pois é a dança internacional mais conhecida de Cuba. Se decidir visitar Manzanillo e se se perder nesta noite das Caraíbas ouvirá esta música, escura e fascinante, por todos os recantos da cidade.
Nem sequer pode evitar que chegue até si o som dos realejos, que se preservam na localidade desde o início do século XX.
Manzanillo tem um grupo musical, a Orquesta Original de Manzanillo, que toca música tradicional e transferiu o som cubano para países de vários continentes.
Mais informação:
Localização:
Manzanillo, Granma, Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes