Niquero, localizado na costa da província de Granma, é uma cidade de importância histórica e natural devido aos achados arqueológicos na área e à relevância durante os anos da Revolução de Cuba.
As estradas têm melhorado nas últimas décadas e hoje a zona está muito bem ligada, especialmente se considerarmos que, anteriormente só se poderia chegar à cidade por mar. Os caminhos estavam em tão mau estado que os vizinhos só se deslocavam a cavalo.
Lá, pode encontrar inúmeros locais de interesse relacionados tanto com a história recente do país e como a mais antiga. Visite o Monumento Nacional al Desembarco del Granma (ao desembarque do Granma), Alegría de Pío e o Obelisco erguido em homenagem aos mambises mortos no dia 15 de Outubro de 1897.
Pode também ver o famoso carnaval de Niquero que se celebra desde 1950, num desfile de vários carros alegóricos que acompanham os coloridos figurantes, com música alegre pela noite e presença de orquestras que vêm de todas as partes do país. Durante estas festividades, várias zonas da cidade preparam-se para a venda de alimentos, bebidas e brinquedos, tornando-o um bom lugar para provar a gastronomia mais típica da região. O carnaval de Niquero é uma maneira alegre de conhecer os habitantes da cidade e de se juntar às tradições e atividades recreativas que são propostas para aumentar a diversão.
Mesmo que não vá na época de carnaval, verá que a cidade tem uma intensa vida noturna que se concentra nas zonas noturnas, restaurante, cinema e na rua.
A cultura desenvolveu-se significativamente na localidade, onde pode encontrar uma biblioteca, a casa da cultura onde são realizadas diversas atividades culturais e um museu. A visita à Casa del Farero (Casa do Faroleiro) em Cabo Cruz é um passeio interessante e foi declarada Monumento Municipal.
Em Niquero, existe uma importante Academia de Xadrez, conhecida pelos ícones de xadrez tais como Carlos Figueredo Pérez, Deisis Rodríguez Rosell e Sandra Rodríguez Rosell, entre outros que pertenceram e abriram a atual sede em 2005. Nela ocorrem frequentemente as competições nacionais.
Visite o lugar onde muitos jovens da zona, em conjunto com o exército rebelde, tiveram o fogo de batismo na batalha de Alegría de Pío. Entre outros pontos interessantes pode ver a Cueva del Che (Caverna de Che), Monte Macagual, Pozo Empalao (Poço Empalao) e Boca del Río Toro (Boca do Rio Toro), lugares onde se recordam os revolucionários cubanos que foram assassinados.
Além disso, muito perto encontra-se o povoado de Los Cayuelos e a praia Playa Las Coloradas, sítios de grande importância para a Revolução e onde a 2 de Dezembro se celebra o desembarque de 1956.
Para os amantes de natureza, a zona é muito rica em fauna e flora. Lá pode observar mais de 500 espécies diferentes de plantas, incluindo 12 espécies locais. Também pode fazer caminhadas ou outras atividades de ecoturismo no Parque Nacional Desembarco del Granma (Desembarque do Granma). Nos arredores da Laguna de Cabo Cruz, darão a oportunidade de se maravilhar pela exuberante e vibrante natureza do sul de Cuba.
Contemple com os seus próprios olhos a incrível Terraza Marina (falésia). Deixe-se levar pelas impressionantes vistas desta maravilha natural ou siga para o Sendero Arqueológico Interpretativo del Guafe (Trilho de Guafe) e descubra os incríveis vestígios da cultura indígena da ilha.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes