A Casa Natal de Carlos Manuel de Céspedes, o edifício de Bayamo onde nasceu em 1819 o Pai da Pátria, Carlos Manuel de Céspedes, abriga coleções relacionadas com a revolução de 1868 e com a vida de Céspedes.
Em relação à estrutura arquitetónica da vivenda, o 1º piso data do século XVIII e tem forma de "C". O acesso ao interior é através de 3 portas altas em madeira, abrindo para o salão principal.
A galeria interna sustem-se em 7 pilastras toscanas que correm por todo o pátio onde pode ver entre os mais relevantes, a linda fonte neoclássica, uma estatueta e 2 bancos em mármore.
Para subir ao 2º andar, desenhado a 1833, foi criada uma escada de mogno de 2 ramos, muito resistente e estável, decorada com corrimões e grade. O piso superior tem frisos pintados em diferentes tonalidades nas paredes, bem como molduras e escudos.
Pode aceder à varanda construída no 2º andar, onde se distingue o ano de fabrico gravado no ferro e os sobrenomes do artista e da dona do imóvel. Apesar de ter sido construído em 2 períodos diferentes, apresenta um estilo principalmente Mudéjar.
Depois de vários proprietários e diversas funções, incluindo Oficina de Correios, tornou-se propriedade do Estado de Cuba em 1959. Foi fechado a 1962, porque se encontrava deteriorado e 3 anos mais tarde começou a ser restaurado para abrir como museu em 1968. Em 1978, foi oficialmente declarado monumento nacional.
O museu centra-se essencialmente na vida e obra de Céspedes. Há também um departamento de assessoria metodológica e bibliográfica para estudantes, investigadores bem como interessados na cultura e história relacionada com esta importante figura histórica.
A exposição é repartida por 11 salas. As primeiras 8, focadas na vida de Céspedes e sua família, são distribuídas no piso térreo e as outras 3 estão no último andar, recriando os ambientes burgueses de uma família do final do século XIX, inícios do século XX. Juntamente com duas cozinhas visitáveis do século XIX e outras 3 divisões destinadas a escritórios que se pretendem incorporar no museu, no futuro.
Além de ter sido o lar de Céspedes durante os primeiros 12 anos de vida, a casa também tem valor arquitetónico pois trata-se da única casa colonial de 2 pisos que permanece em Bayamo e 1 dos poucos edifícios que resistiram ao incêndio de 1869. É de salientar que o museu recebeu em 2014 o Premio Nacional de Conservación (Prémio de Conservação).
Não hesite em visitar este lindo monumento histórico situado no centro da cidade de Bayamo. Antes de ir ao museu, é aconselhável ligar para se assegurar do horário e preço de entrada, visto poderem ser submetidos a alterações sem aviso prévio.
Mais informações:
Localização:
Calle Antonio Maceo 57 esquina com Mármol e José Joaquín Palma, Bayamo. Granma - Cuba.
Horário:
09:00 - 17:00 de 3ª a 6ªfeira;
09:00 - 14:00 ao Sábado;
10:00 - 13:00 ao Domingo.
Telefone:
+53 423 864.
Página web:
http://www.crisol.cult.cu/otros/paseo_cespedes/
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes