A Plaza de Armas (Praça de Armas) é a praça mais antiga das 4 praças coloniais de Habana Vieja, Havana, pois foi desenhada por volta de 1520. Nessa altura era conhecida como a Praça da Igreja, por ter o Templo Paroquial Mor (demolido em 1770), onde hoje se encontra o Palacio de los Capitanes Generales (Palácio dos Capitães Generais).
Apenas passou a ser conhecida como Plaza de Armas a partir do século XVI, quando o governador colonial começou a usar este local para realizar exercícios militares. A atual praça tal como a maioria dos edifícios que a rodeiam, data do final da década de 1700.
Atualmente, a praça acolhe: um interessante mercado de livros em 2ªmão, de 2ªfeira a Sábado); uma estátua de Carlos Manuel Céspedes, que iniciou o caminho para a independência de Cuba em 1868; o Palacio de los Condes de Santovenia que remonta ao final do século XVIII e que atualmente tem o Hotel Santa Isabel, de 5 estrelas.
Na praça também encontrará alguns dos museus e edifícios monumentais mais interessantes da cidade, como: Museo de la Ciudad (Museu da Cidade, localizado no Palacio de los Capitanes Generales); Palacio del Segundo Cabo (Palácio do Segundo Cabo); Castillo de la Real Fuerza (Castelo da Real Força); Museu e monumento El Templete; Museo Nacional de Historia Natural (Museu Nacional de História Natural); Museo de Navegación (Museu da Navegação); e o Museo del Automóvil (Museu do Automóvel).
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes