O Museo Casa Natal de José Martí (Museu Casa Natal de José Martí) é um museu na casa onde nasceu José Martí, herói nacional da República de Cuba, político e intelectual de Cuba no século XIX.
Esta humilde casa de 2 andares, foi convertida em museu a 1925 e declarada Monumento Nacional em 1949. No interior possui a maioria dos objetos pertencentes a José Martí, preservados até aos dias de hoje.
Esta casa foi construída no início do século XIX, muito perto da muralha que defendia a cidade. Mostra vários elementos típicos de uma habitação popular da época: telhas e paredes de argamassa.
O museu deve-se ao empenho do jornalista Arturo Carricarte, que iniciou uma batalha pública para recolher, preservar e classificar objetos bem como documentos de José Martí, juntamente com um pequeno grupo de cubanos.
Desde a fundação e até ao triunfo da Revolução, o museu sobreviveu sem apoio oficial. Atualmente, faz parte da Oficina del Historiador de La Habana Vieja (Escritório do Historiador de Habana Vieja). Num processo social ocorrido em 1959, a casa foi restaurada e a coleção foi enriquecida.
Existe no total 7 salas que explicam a vida de José Martí: desde a sala 1, onde se exibem objetos de infância, adolescência e juventude; à sala 7, onde se expõe a sua atividade em Montecristi, assim como a saída e passagem desde o Cabo Haitiano a Cuba; atravessando as salas dedicadas à deportação para Espanha, as estadias em Havana e nos Estados Unidos; ou a tarefa como Delegado do PRC.
É interessante saber que este museu tem o único retrato a óleo, de que há conhecimento, feito por José Martí.
Calle Leonor Pérez nº 314, Havana, Cuba.
1 CUC (entrada), 2 CUC (Câmara).
09:00 - 17:00 de 3ªfeira a Sábado; Encerrado Domingo e 2ªfeira.
(+537) 861 3778.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes