A Catedral de San Cristóbal de Havana (Catedral de São Cristóvão de Havana) situa-se na Plaza de la Catedral (Praça da Catedral), em Habana Vieja, dominada por duas torres desiguais e uma fachada barroca desenhada pelo arquiteto italiano Francesco Borromini.
A construção começou em 1748, por ordem do bispo Felipe José de Res Palacios. Atualmente, é considerada um dos edifícios religiosos mais belos e sóbrios do barroco americano. Um bom exemplo de estilo jesuíta.
É dedicada à Virgem, cuja imagem é representada no altar-mor. A catedral sofreu várias reformas dirigidas pelo arquiteto Pedro Medina, no século XVIII. A capela que foi obra do cubano Lorenzo Camacho, foi consagrada Nuestra Señora de Loreto (Nossa Senhora de Loreto) em 1755. Apenas em 1788, a Igreja foi convertida a catedral.
O templo consiste em 3 naves de piso praticamente quadrado e abriga 8 capelas laterais. As obras de escultura em ouro e as do tabernáculo foram feitas em Roma por Bianchini, sob a direção do espanhol Antonio Sola.
Atrás do altar principal existem 3 frescos de Guiseppe Perovani. A catedral tem também uma imagem valiosa do papa a preparar-se para celebrar a missa, no século XV.
Os restos mortais de Cristóvão Colombo descansaram na nave central deste templo até 1898. Nesse mesmo ano foram transferidos para Sevilha.
San Ignacio esquina com Empedrado, Havana - Cuba.
Horário de visitas até ao meio-dia.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes