O Museo Armería 9 de Abril (Museu Armeiro 9 de Abril) encontra-se na Calle Mercaderes em Habana Vieja. Trata-se do mesmo edifício onde, em 1934, estava o arsenal "Companhia Armeira de Cuba". Este arsenal foi assaltado a 9 de Abril de 1958, numa operação realizada pelo Movimento do 26 de Julho, para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista. A operação foi malograda e nela morreram 4 jovens revolucionários.
Apenas alguns meses depois (Janeiro de 1959), a revolução triunfou e desde então este local foi declarado Lugar Histórico, bem como Monumento Nacional en Memoria a los Mártires Caídos (Monumento Nacional em Memória dos Mártires Sacrificados).
O museu foi inaugurado a 9 de Abril de 1971 e atualmente faz parte do sistema de museus organizado pela Oficina do Historiador de Habana Vieja.
A entrada do museu mantém a função inicial como comércio onde são exibidas diversas armas da época, acessórios de caça e pesca desportiva, bem como uma interessante coleção de armas doadas por Fidel Castro.
Além disso, também encontrará uma sala de exposição permanente sobre os eventos históricos que ocorreram neste local e uma coleção de armas usadas durante a luta revolucionária.
Note que o museu tem no total 5 coleções permanentes: armas antigas (século XVIII); armas brancas; armas de fogo pequenas e armas de fogo grandes (século XX); e armas históricas, das quais se destaca a Carabina M2 usada pelo próprio Che Guevara durante a luta na Sierra Maestra.
Calle Mercaderes nº 157, Havana - Cuba.
Gratuita.
09:30 - 17:30 de 3ªfeira a Sábado; 09:30 - 13:00 ao Domingo.
(+537) 8618080.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes