A Calle Mercaderes (Rua Mercadores) foi totalmente restaurada pela Oficina del Historiador de Habana Vieja. Atualmente está pavimentada e é pedonal, sendo uma réplica quase completa da rua original datada do século XVIII.
A rua está repleta de museus, lojas, restaurantes e fantásticos projetos sociais, como por exemplo a casa da maternidade. Quase todos os museus e edifícios localizados nesta rua são de entrada gratuita, entre eles: Museo Casa de Asia (Museu da Casa da Ásia), com pinturas e esculturas da China; Museo del Tabaco (Museu do Tabaco); Museo Armería 9 de Abril (Museu Armeiro 9 de Abril); Museo de los Bomberos (Museu dos Bombeiros); Museo Casa de África, que tem objetos sagrados da santeria; Museo Casa del Chocolate (Museu Casa do Chocolate); Museo Casa de Simón Bolívar; e Museo Casa de Oswaldo Guayasamín.
A rua tem também outros museus e lugares interessantes (pagos a um preço bastante acessível), entre os quais se destacam o Museo de La Habana Vieja (Museu de Habana Vieja), o Museo Casa de México Benito Juarez ou a Casa de la Obra Pía.
No cruzamento entre a Calle Mercaderes e Obrapía, existe uma atmosfera mais internacional. Conta com uma estátua em bronze de Simón Bolívar, o libertador da América Latina.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes