O Museo de la Orfebrería (Museu da Ourivesaria) localiza-se numa antiga casa colonial onde, depois de 1707, o ourives Gregorio Tabares morou e teve a sua oficina. Esta casa encontra-se no nº 113 da Calle Obispo, no coração de Habana Vieja.
Nos 2 pisos são exibidas valiosas coleções de peças artísticas e de uso quotidiano que testemunham o desenvolvimento alcançado pelos cubanos, apesar de Cuba sempre ter tido uma carência significativa de metais preciosos nos depósitos.
No 1º andar existem salas de exposições dedicadas à joalheria, relógios, numismática e artigos de higiene pessoal. Enquanto que no 2º andar são exibidos objetos de sala de jantar, armas, bastões, peças religiosas e de iluminação.
Destaca-se a coleção de peças elaboradas em Havana, todas pertencentes a famílias de Cuba. Entre as várias peças irá ver jóias, tinteiros antigos, peças numismáticas, peças de adoração religiosa, peças para ornamentação de armas, entre outras.
No museu encontrará principalmente peças do século XIX e do 1º quarto do século XX. Embora chamem a atenção alguns objetos que datam dos séculos XVI e XVIII, devido à antiguidade e beleza.
O Museo de la Orfebrería é também sede da Congregación de Plateros de San Eloy (Congregação dos Ourives de São Elói) e reúne os que hoje em dia desenvolvem este ofício.
Calle Obispo nº 113, Havana - Cuba.
Entrada com donativo.
09:00 - 12:30 de 3ªfeira a Sábado; 09:30 - 12:30 à 2ªfeira; Encerrado ao Domingo.
(+537) 863 9861.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes