Declarado monumento nacional, o extraordinário Museo Indocubano Baní (Museo Indocubano Baní) de Banes guarda uma coleção completa de objetos pertencentes às culturas indígenas das Caraíbas insulares.
Trata-se de um museu especializado em cultura aborígene que reúne coleções que mostram objetos feitos à base de cerâmica, metal, ossos, etc., distribuídos ao longo das 4 salas de exposições da galeria: introdutória, cerâmicas, colares.
Entre as peças mais importantes está o Ídolo de Oro (Ídolo de Ouro) ou polémico crânio indígena controverso com um buraco na cabeça. Da mesma forma, uma das peças mais representativas é o Ídolo antillano Maquetaurie Guayaba (Ídolo antilhano Maquetaurie Guayaba) que simboliza a vida e a morte, sendo de grande importância para a cultura Baní.
Inaugurado em 1965, o museu evoluiu até tornar numa instituição de ensino que dá cursos comunitários e atividades culturais dirigidas a crianças, jovens e adultos. Além disso, uma das suas principais funções reside na preservação e conservação dos locais arqueológicos do território.
Mais informações:
Localização:
Calle General Marrero Nº 305 e/ Céspedes y Martí, Banes. Holguín, Cuba.
Horário:
09:00-17:00 de 3ª a 5ªfeira;
09:00-10:00 de 6ªfeira a Sábado;
08:00-12:00 / 14:00-17:00 / 19:00-21:00 ao Domingo.
Telefone:
(24) 82487.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes