Declarado monumento nacional a 1991, o Museo Chorro de Maíta (Museu Chorro de Maíta) é um lugar excecional de visita obrigatória na sua viagem pelo município de Banes, mais conhecido como a "Capital Arqueológica de Cuba".
Trata-se de um do local arqueológico mais famoso do este de Cuba, localizado no Cerro de Yaguajay (Colina de Yaguajay), onde as diferentes galerias que compõem o lugar, pode ver de um lado um local arqueológico e por outro lado o cemitério descoberto em 1986 pelo Departamento Central Oriental de Arqueologia da Academia de Ciências de Cuba, dirigido por José M. Guarch, que expõe 56 dos mais de 100 esqueletos que foram encontrados na área.
Uma das principais atrações do lugar é a suposição de que é o 1º sítio onde houve contacto índio-hispânico, pois além dos objetos espanhóis também se encontram formas de sepultamento cristão e não-cristão, objetos procedentes de outras culturas como a venezuelana, um crânio europeu possivelmente de um espanhol que conviveu na tribo, ou um esqueleto curioso de 1,76m de altura, desproporcional para pertencer as tribos aborígenes.
Assume-se que o local data de finais de 1440 a 1540, pelo que se desenrolou antes e depois da presença espanhola.
Descubra um dos lugares mais enigmáticos de Cuba e aprecie as belas vistas que se contemplam o Monte de Yaguajay.
Mais informações:
Localização:
Finca Yaguajay, Carretera Guardalavaca, Banes. Holguín - Cuba.
Horário:
3ªfeira a Domingo das 9 às 17horas.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes