Passeando pelo centro da cidade encontrará no encantador Parque Céspedes, a histórica Iglesia de San José (Igreja de São José). Trata-se de um dos edifícios mais significativos em Holguín e remonta à época colonial.
A sua criação é fruto do reconhecimento oficial de Holguín como cidade a 1752. Como resultado deste título, um grupo de frades franciscanos decidiu se mudar para Holguín com o objetivo de construir um convento franciscano na localidade. A bondosa intenção dos frades era alfabetizar as crianças e ajudar com as tarefas do principal sacerdote.
A 1ª construção que realizaram foi uma pequena ermida onde posteriormente seria erguida a Iglesia de San José (Igreja de San José), uma vez que foi negada a autorização de construção do convento. Por fim, a igreja foi autorizada em 1803 mas a construção apenas começou em 1815, já que dependia das doações dos habitantes. Concluída em 1819, esta igreja é um dos monumentos mais significativos da cidade tanto pela arquitetura como pelo valor histórico que contém.
Entre os efeitos de maior relevância, esta igreja destaca-se por ser um dos 4 pontos fundamentais para a defesa da cidade pelo exército espanhol, uma vez que se localiza no centro da cidade e era o edifício mais alto da época, onde se poderia espiar qualquer perigo.
Quanto à sua arquitetura, a atual igreja está longe de mostrar a sua construção original. Formado em 1º lugar por 3 naves, sofreu uma 1ª remodelação do campanário em 1842, o único elemento neoclássico que se mantém do século XIX. Mais tarde, em 1927, o relógio foi restaurado. Localizado no 3º nível do campanário, foi encomendado a uma prestigiada casa alemã. Foi o 1º relógio que contava o tempo da cidade e o 2º esteve localizado no Parque Calixto García, na torre dos atuais cinemas de Martí.
Já no século XX, começou a ampliação definitiva da igreja. A finais dos anos 30, foram adicionados ao fundo as vivendas do sacerdote e coadjutores, redistribuídos pelos espaços da sacristia, estendendo-se a construção para os lados e em 2 níveis. Em 1951, a igreja atual é erguida, deixando apenas o campanário e alguns muros da sacristia como obras do século XIX. O projeto baseou-se, entre outras reformas notáveis, em erguer na cobertura do presbitério uma cúpula octogonal com aberturas que permitem a passagem da luz exterior para realçar as imagens presentes no altar mor.
Assim, poderá ver que se encontra diante de um templo de estilo neoclássico dentro do ecletismo muito típico da arte cubana que ainda é digno de admiração. Não duvide em visitar a igreja ligada à lenda dos amantes de Holguín.
Mais informação:
Localização:
Plaza Carlos Manuel de Céspedes. Holguín - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes