O Templo de Yemayá encontra-se a poucos metros da Plaza Mayor de Trinidad, numa casa do século XVIII. Chama a atenção devido à cor azul da fachada e à soberba grade que protege as paredes.
A casa é um templo de santería onde podemos encontrar um altar dedicado à divindade do mar, a imagem de Yemayá, a deusa do mar representada por uma boneca negra vestida de branco e decorada com peixes que representam os olhos dos filhos de Yemayá.
A importância histórica e cultural deste templo é dada pela dualidade do uso como templo religioso e habitação ao mesmo tempo, refletindo a cultura afro-cubana e a identidade local. Assim que entrar nesta casa irá notar como as culturas e religiões de diferentes períodos se misturam, desde a escravidão ao espiritismo dos Estados Unidos.
De acordo com a lenda, o templo surgiu de um enterro afro-nativo encontrado no pátio da casa. Consiste em pedras esféricas, eixos e elementos de pesca que pertenciam a escravos.
No pátio vizinho são organizadas atividades de Carnaval e Parrandas, duas festas que não deve perder se a sua visita coincidir com essa época.
Mais informações:
Localização:
Calle Rubén Martínez Villena, nº59, Trinidad, Cuba.
Preço de entrada:
Não é cobrada entrada mas geralmente deixasse um donativo.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes