O Presidio Modelo (Presídio Modelo) era uma prisão construída em Cuba nos anos 20, até que em 1967 foi fechado e se tornou museu e escola. Localiza-se na Isla de la Juventud, perto do povoado Juan Delio Chacón, cerca de 5 km a este de Nueva Gerona.
Este lugar é um dos mais impressionantes e tristes da zona, pois durante anos foi um autêntico cenário de terror para os cidadãos de Cuba que expressavam as ideias de independência contra a ditadura. O objetivo era "limpar" a sociedade cubana da delinquência.
A construção foi levada a cabo imitando uma bem conhecida penitenciária de Illinois, nos EUA. É formada por 4 impressionantes blocos circulares de 5 pisos cada, com uma torre para os vigilantes armados no centro de cada edifício.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a prisão foi usada para encarcerar inimigos japoneses e alemães. No entanto, os prisioneiros mais importantes foram Fidel Castro e os seus camaradas revolucionários, que estiveram lá durante 2 anos depois o ataque ao Cuartel Moncada (Quartel Moncada) em 1953. Ficaram separados dos restantes prisioneiros, no edifício do hospital.
A prisão foi fechada em 1967 e o edifício hospitalar, onde Fidel Castro esteve preso, foi convertido em museu. Atualmente, tem uma sala dedicada à história da prisão e outra à vida dos prisioneiros de Moncada. Além do museu, também pode visitar os blocos da prisão, uma rota muito mais tocante. O edifício administrativo tornou-se agora uma escola e centro de pesquisa da União dos Jovens Comunistas.
Mais informação:
Localização:
Poblado Chacón, Isla de la Juventud - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes