O Museo Finca el Abra (Museu Quinta el Abra) encontra-se a cerca de 3km a sudoeste da cidade de Nueva Gerona, Isla de la Juventud. A antiga quinta merece uma visita, não só pelo museu mas pelo entorno bonito. Foi inaugurado a 28 de Janeiro de 1944.
A interessante história do museu conta que em 1870, o jovem José Martí passou 9 semanas de exílio nesta fazenda antes de ser expatriado para Espanha. A casa adjacente, até hoje ainda é habitada por descendentes do homem que acolheu o herói cubano, Giuseppe Girondella.
O museu exibe a sala ocupada por José Martí durante a estadia, onde se conservam peças relacionadas com a vida do patriota: objetos pessoais, móveis, documentos, entre outros. Encontramos também um livro autobiográfico de Fermín Valdés Domínguez e a réplica do grilhão usado por Martí na pedreira canteras de San Lázaro.
Perto do museu, se desviar numa estrada em direção a norte, chega a um interessante lugar: a antiga pedreira de mármore da ilha. A atração não é por ser apenas uma pedreira, o que vale mais a pena é subir a colina a partir daí desfrutar de vistas espetaculares da cidade.
Mais informação:
Localização:
Carretera Siguanea km 2, Isla de la Juventud - Cuba.
Horário:
3ªfeira a Domingo das 9h às 17h.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes