As Cuevas de Punta del Este (Cavernas de Punta del Este), com 33 km² de extensão, encontram-se no extremo sudeste de Isla de la Juventud, Cuba.
Os primeiros dados recolhidos acerca das Cuevas de Punta del Este são do ano de 1903. Apenas em 1922 foram encontrados elementos de interesse arqueológico, especificamente de um templo pré-colombiano, pelas mãos do cientista cubano Fernando Ortiz. Muitos anos depois, em 1967, começou o verdadeiro trabalho de resgate e conservação das cavernas, embora já tivesse sido devastado pelos antigos colonos que as converteram em casa.
Ao longo das paredes e tetos das 5 extensas cavernas foram encontrados mais de 230 pictogramas, que serviram para conhecer a “Capilla Sixtina del Arte Rupestre” ("Capela Sistina da Arte Rupestre"). De acordo com alguns estudos, essas pinturas datam de antes de 850. Os desenhos são lineares, abstratos e geométricos, têm uma posição simbólica e as cores predominantes são preto e vermelho.
A obra mais conhecida corresponde a um calendário solar, são 28 círculos concêntricos entre os quais sobressai uma flecha vermelha e quando o sol penetra na caverna mais importante, a rota astral ilumina diferentes secções do mural.
Mais informação:
Localização:
Isla de la Juventud, Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes