A Plaza del Mercado (Praça do Mercado) de Guantánamo, projetada pelo arquiteto José Lecticio Salcines a partir de 1914, é um dos edifícios mais representativos do ecletismo na cidade.
O edifício da Praça do Mercado tem um importante valor arquitetónico, mostra por exemplo as cúpulas com nervuras, que focalizam a atenção de qualquer visitante
O local foi pensado no século XIX com o objetivo de criar uma oferta de mercado que acabaria com as vendas ambulantes. Com o objetivo de que fosse cumprido em 1921, sob o governo do presidente da câmara Manuel Medrano Castellanos.
A construção apresenta uma planta inferior de estrutura retangular com 4 áreas dedicadas ao comércio e atravessadas por ruas pedonais; enquanto o edifício é coroado no exterior por um conjunto escultural de estilo neoclássico e tema mitológico que simboliza a canção da prosperidade e do desenvolvimento. Também pode ver o brasão da cidade composto por uma bigorna, uma pá, uma corda, duas rodas e uma âncora, que representam um louvor ao trabalho como base para o progresso e bem-estar das pessoas e alegria de viver. Todo o conjunto tem um parapeito formado por redes feitas no momento em que a cidade teve uma maior folga económica e o objetivo de modernizar os ambientes.
Mais informação:
Localização:
Calle Los Maceo esquina com Prado e Jesús del Sol, Guantánamo. Guantánamo - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes