A bonita e original Plaza Martiana (Praça Martiana) dedicada ao herói nacional José Martí, é um dos locais de visita obrigatória para quem escolhe como destino Las Tunas, Cuba.
Obra do arquiteto Domingo Alás Rosell, esta praça localizada no centro histórico da cidade de Las Tunas, é o resultado perfeito de 1 projeto de arquitetura solar onde são misturadas e combinadas astronomia e história.
O nome deriva do intelectual revolucionário José Martí. Foi inaugurado a Março de 1995 na comemoração do centenário do Manifesto de Montecristi, documento oficial do Partido Revolucionário Cubano onde foram escritas as ideias para organizar a guerra da independência de Cuba de 1895, assinado por José Martí e Máximo Gómez.
Passeie pela Plaza Martiana e contemple uma das esculturas mais importantes e únicas a nível nacional e internacional. A escultura desenhada e esculpida pela famosa escultora cubana Rita Longa representa o herói nacional de Cuba, José Martí, também conhecido como "apóstolo" ou "mestre". Não só era um grande pensador político, mas também um proeminente escritor e poeta dentro do movimento literário do Modernismo. A atratividade deste monumento é que o todo forma um quadrado, adquirindo pleno significado em relação a outros elementos nele presentes.
O quadrado tem 3 componentes fundamentais: um refletor solar convectivo, um calendário solar e um relógio solar que representa o tempo com exatidão. Estritamente relacionado com o movimento da sombra é o calendário localizado no solo, onde importantes datas históricas e astronómicas são indicadas para a comunidade, como o nascimento e morte de José Martí ou os solstícios e equinócios das estações. O refletor é um espelho colocado na cabeça de um pedestal que consegue projetar a luz solar no rosto de bronze do "apóstol" (“apóstolo”). O impressionante é que se localiza astronomicamente de tal maneira que no dia 19 de Maio às 14:30 a luz solar se reflete no rosto da escultura, apenas a data e hora da morte do Herói Nacional. Este leve efeito é inspirado nos versos do poeta:
"Não me ponhas no escuro,
a morir como un traidor, a morrer como um traidor,
yo soy bueno y como bueno, eu sou bom e como bom,
moriré de cara al sol” morrerei de frente para o sol"
Da mesma forma, pode tirar todas as suas dúvidas ao pequeno grupo de especialistas, que vai encontrar ao chegar à praça, responsável por mostrar aos visitantes todos os detalhes dos componentes que a compõem.
Pode acontecer que, quando se aproximar da Plaza Martiana, esteja ocupada por algum evento. Nela é tradicional usar o conjunto monumental como palco para eventos, decorações e outros eventos relevantes organizados por diversas instituições bem como centros de estudo e trabalho na província. Entre outras funções, a praça destina-se a atividades de animação cultural e eventos políticos. As consultas técnicas também são realizadas tanto por estudantes como estudiosos da vida e obra de José Martí. Como seria de esperar, o concerto de vigília a 27 de Janeiro é em comemoração ao nascimento do herói no dia 28 desse mês.
Mais informação:
Localização:
Casco Histórico (Centro Histórico) de Las Tunas - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes