A enorme Plaza de la Revolución (Praça da Revolução) de Las Tunas, Cuba, dedicada ao Major General Vicente García, representa um dos locais mais importantes da cidade. Foi ponto-chave na Guerra da Independência, pois foi o lugar onde o presidente Céspedes ordenou o assalto à cidade, a entrada pela qual o general Calixto García sitiou, atacou e tomou a cidade ou o espaço onde se instalou a artilharia mambisa, onde se destacou o atirador José Julián Martí, filho de José Martí.
Inaugurado em 1997, pelo então Comandante Fidel Castro em homenagem ao ato de 26 de Julho, a Plaza de la Revolución (Praça da Revolução) destina-se principalmente a grandes atos e encontros de massas.
O obra compreende a área de concentração com capacidade para 125 mil pessoas, o Parque Brígida Zaldívar, esposa do general Vicente García, onde atividades para crianças são desenvolvidas com escolas perto da instituição e a área da arquibancada com 3 tribunas que representam as vezes que a cidade foi incendiada, enquanto as paredes direitas e inclinadas fazem o efeito de um forte militar.
Todo este conjunto escultural reúne resumidamente ao longo de 7 painéis, dispostos num espaço de aproximadamente 52 m de comprimento, os factos históricos mais importantes a nível nacional e local de Las Tunas desde 1868 há atualidade. Como novidade artística verá que, estando inacabadas, as esculturas são resumidas como símbolos. Além disso, a pigmentação vermelha (caulino) tem sido usada para transmitir a sensação de fogo, um elemento que representou tantos momentos importantes na história da cidade.
Por outro lado, um dos elementos mais valiosos e significativos do complexo é o monumento ao General Vicente García, tipo Lenin, construído a 5 m de altura e apoiado por um bloco localizado nas portas do recinto, dentro do qual se encontra o edifício administrativo da instituição. O edifício consiste em: 1 salão de protocolo onde são recebidas figuras proeminentes da política, cultura e desporto; 2 salas de reuniões; a sala de arte contemporânea que recolhe uma coleção de esculturas, incluindo algumas de Rita Longa; e o Salão dos Generais da Pátria, que abriga bustos dos vários generais Mambises, bem como a réplica do machete do Major-general Vicente García.
Mais informações:
Localização:
Avenida 2 de Diciembre. Las Tunas, Cuba.
Telefone:
(+53) 31 347751.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes