O Fuerte de La Loma (Forte da Colina) ou Castillo de Salcedo (Castelo de Salcedo) apresenta uma arquitetura atípica em toda a América Latina que é um dos mais importantes monumentos históricos de Puerto Padre e toda a província de Las Tunas, Cuba.
A construção adquire um papel relevante desde o início da Guerra da Independência em 1868. Também conhecida como Castillo de Salcedo, a construção data do final do século XIX, sendo erguida por engenheiros espanhóis em duas etapas. Em 1869, foi criado com o objetivo de defender a cidade com ponte levadiça. O castelo estava cercado por 1 fosso onde era colocada uma ponte levadiça. No interior, foram construídos uma grande cisterna e um quartel com capacidade para 100 soldados. Durante a 2ª parte, em 1874-1875, foi modificado para defender a cidade por terra, adicionando as torres e o tambor. Foi decidido cercar a aldeia inteira com uma paliçada de madeira acabada num ponto, unida por diversas torres colocadas a determinada distância umas das outras.
O forte foi erguido num lugar muito estratégico, para que nas alturas se possa vigiar a baía e toda a população a norte, enquanto que no sul guardava as áreas de cultivo e os campos próximos.
Em 1876, após a tomada de Las Tunas, o Major General Vicente García planeou o ataque ao forte. A fevereiro de 1877, o forte acabou por se render às forças cubanas. Após o fim da guerra, a fortificação foi abandonada até que, em 1895, os espanhóis procederam à reconstrução devido ao novo levantamento bélico. Três anos depois, no momento da atuação do exército espanhol, foi decidido queimá-lo para que não pudesse ser usado pelos cubanos. Quase 1 século depois, a 4 de Novembro de 1981, o Fuerte de La Loma foi declarado Monumento Nacional pela Direção do Património Nacional do Ministério da Cultura, fazendo justiça à longa história desta construção. No final dos anos 90, o restauro foi concluído, sendo inaugurado e aberto ao público como museu a Dezembro de 1999.
Mais informação:
Localização:
Avenida Libertad. Puerto Padre, Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes