Guanabacoa é um município e uma pequena localidade na província de Havana, Cuba. Este município é um dos mais antigos da província, visto que as primeiras referências datam do século XVI.
Esta histórica localidade ainda goza da atmosfera das antigas cidades cubanas. O Centro Histórico foi declarado Monumento Nacional e merece a sua visita. Nela pode se aperceber dos diferentes estilos das edificações, assim como admirar vários monumentos interessantes.
Guanabacoa abriga antigos edifícios que testemunharam as diferentes etapas através das quais a cidade passou, tais como: o Liceu Artístico, o Convento de Santo Domingo, o Convento de San Francisco ou a Ermita del Potosí considerada 1 dos imóveis mais antigos de toda Cuba.
A rua principal é o Parque Martí. Ainda conserva um ambiente campestre de pequena aldeia e é conhecido pelos habitantes locais como “El Pueblo Embrujado” (“A Aldeia Embruxada"), devido às fortes tradições de Santería, embora também haja conexões indígenas.
É impossível falar desta localidade histórica sem contar a própria história. Em 1540 os conquistadores espanhóis reuniram aqui os poucos sobreviventes taínos, tornando-se uma das primeiras aldeias oficiais de índios em Cuba. Este povoado foi ocupado pelos britânicos em 1762, apesar da resistência do alcaide José Antonio Gómez Bolones (mais conhecido como Pepe Antonio) que quase adquiriu o estatuto de lenda ao liderar uma campanha de guerrilha atrás das linhas dos vencedores.
Atualmente, Guanabacoa é um pequeno e colorido povoado que vale a pena visitar fazendo uma excursão a partir de Regla, pois é facilmente acessível através do ferry.
Alguns dos lugares interessantes da localidade são: a Iglesia de Guanabacoa (Igreja de Guanabacoa), o Museo Municipal de Guanabacoa (Museu Municipal de Guanabacoa) e o Museo de los Mártires (Museu dos Mártires).
Como chegar?
Se quiser chegar mediante transporte público, a linha de autocarros P-15 que parte desde o Capitólio Nacional (Centro Habana) tem paragem aqui. Também é possível caminhar, por cerca de 45 minutos, desde Regla passando pela Colina Lenin.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes