Cojímar é uma pequena localidade de pescadores, que está aproximadamente 7 km a este de Havana, Cuba. É famosa porque serviu de inspiração para Ernest Hemingway escrever "O Velho e o Mar", a sua novela mais famosa que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1954 e foi aqui que amarrou o seu barco de pesca El Pilar durante as décadas de 1940 e 1950.
Esta localidade foi fundada no século XVII, na foz do rio que tem o mesmo nome. Em 1762, um exército britânico invasor desembarcou aqui, quando estava a caminho de Havana.
Atualmente, Cojímar é uma pitoresca localidade com uma notável afluência turística. Vale a pena destacar o Restaurante La Terraza, onde Hemingway costumava almoçar com o seu companheiro Gregorio capitão do barco El Pilar. Destacam-se também: o Torreón de Cojímar (Torreão de Cojímar) antiga fortaleza espanhola; o Bairro de Alamar localizado no outro lado do rio e considerado a berço do rap cubano onde continua a ser realizado o festival anual de hip-hop; bem como, o Estádio Panamericano construído para os Jogos Pan-Americanos de 1991, equipado com campos de ténis, piscinas olímpicas, entre outras instalações desportivas.
Como chegar?
A maneira mais cómoda de chegar a Cojímar é de transporte público, indo no Metrobus P-8 que vai desde o Capitólio Nacional (Centro Habana) para a Vila Pan-Americana.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes