A Gran Caverna de Santo Tomás encravada em El Moncada, encontra-se 20 km a oeste de Viñales.
De comprimento superior a 46 km e estratificada por 8 níveis, trata-se do maior sistema de cavernas na ilha de Cuba e o 2º no continente americano.
A caverna não deixa de causar espanto, não só devido ao tamanho mas devido a tudo o que alberga no interior.
As manifestações artísticas indígenas (mural índio) e o facto da Caverna de Santo Tomás ter sido antigamente um dos pontos mais importantes de refúgio de cimarrones (escravos) fugidos das plantações da cana-de-açúcar, dão à caverna uma magnífica herança cultural sobre os aspetos do passado índio e negro de Cuba.
A presença de aquíferos, extraordinárias formações de estalactites e estalagmites, bem como acidentes rochosos, resultam num local de uma beleza espetacular perfeito para a prática da espeleologia.
Só é permitido o acesso à caverna mediante uma visita guiada de 1 km durante 90 minutos. Os organizadores encarregam-se de facilitar o equipamento necessário que consiste basicamente num capacete e uma lanterna.
Recomenda-se que os praticantes de espeleologia, que procuram um conhecimento mais exaustivo, se dirijam diretamente à Escuela Nacional de Espeleología Antonio Núñez Jiménez (Escola Nacional de Espeleologia Antonio Núñez Jiménez).
Também tem a possibilidade de desfrutar de um percurso pelo pequeno museu, que oferece o centro para visitantes. O horário de abertura é das 10 às 22 horas e o preço de entrada é de 1 CUC.
Mais informações:
Localização:
El Moncada. Pinar del Río - Cuba.
Preço de entrada:
8 CUC.
Horário:
Diariamente das 8h30 às 15h.
Telefone:
(+53) 79 31 45 (Escuela Nacional de Espeleología Antonio Núñez Jiménez)
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes