A Fortaleza de San Carlos de la Cabaña está localizada numa colina no lado leste do porto de Havana, no Parque Histórico Militar Morro-Cabaña. Esta fortificação colossal, foi erguida no século XVIII - entre 1763 e 1774 - com a finalidade dar cobertura a um ponto fraco nas defesas da cidade.
Em 1762, os ingleses assumiram o controle desta colina, desde a qual bombardearam a cidade até à rendição. Por consequência, o rei da Espanha Carlos III ordenou a construção de uma grandiosa fortificação para afastar futuros invasores.
Atualmente, com 700 metros de uma ponta à outra e 19 hectares, é a maior fortaleza do continente Americano.
Esta impressionante fortaleza manteve os invasores afastados durante séculos, embora no século XIX alguns patriotas de Cuba tenham morrido nas mãos de pelotões fuzileiros. É interessante saber que Machado e Batista usaram esta fortaleza como prisão militar e que, depois da Revolução, Che Guevara instalou o seu quartel general dentro destas muralhas.
Hoje a fortaleza foi restaurada para fins turísticos, podendo passar pelo menos 1 dia a visitá-la. Por perto encontrará bares, restaurantes, lojas de lembranças e uma tabacaria onde está o maior charuto do mundo.
A Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, também alberga o Museo de Fortificaciones y Armas (Museu de Fortificações e Armas) e o Museo de Comandancia del Che (Museu de Comando do Che).
Neste sítio, todos os dias às 21h, é celebrada a cerimónia canónica, onde atores vestidos de uniformes militares do século XVIII recriam o disparo de um canhão no Porto de Havana, que foi sinal (até 1850) do fechar das portas da muralha da cidade.
Parque Histórico Militar Morro-Cabaña.
Dia - 6 CUC. Noite - 8 CUC.
Diariamente das 8h às 23h.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes