O sistema de comboios/trens en Cuba data de meados do século passado, quando as instalações (principalmente para transporte de cana-de-açúcar) foram avançando para as metrópoles. Atualmente o sistema ferroviário conta com um bom serviço de passageiros, que dispõe viagens para todas as capitais de província, sendo uma excelente forma de descobrir Cuba.
Atualmente existem vários tipos de comboios/trens. Os comboios especiais são rápidos, fazem poucas paragens e têm conforto como por exemplo ar condicionado. Os comboios regulares são lentos, têm várias saídas diárias e instalações muito antigas. O comboio francês é rápido, tem muitos serviços e instalações como cafeteria, ar condicionado, entre outros.
As linhas mais importantes, como Havana - Santiago de Cuba, contam com comboios especiais e regulares.
Os estrangeiros devem pagar os bilhetes em numerário CUC (peso cubano convertível), no entanto os preços são bastante razoáveis.
Convém verificar sempre a informação ferroviária antes de organizar viagens de comboio, pois podem estar sujeitas a alterações e os horários apenas são indicativos.
Quase todas as estações têm um balcão de atendimento onde pode comprar o bilhete. Em Havana existe uma bilheteira especial para pagar em moeda conversível. Ao adquirir o bilhete é possível que solicitem o passaporte.
Os comboios regulares custam cerca de 3 CUC por cada 100 km. Enquanto que os especiais custam 5,50 pela mesma quantidade percorrida.
Convém verificar os horários nas estações, uma vez que variam muito.
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes